“circOnferências” no Teatro das Beiras
A companhia de teatro Trigo Limpo/Teatro ACERT apresenta a sua peça “circOnferências”, que está baseada nas obras “As conferências do Sr. Eliot” de Gonçalo M. Tavares e “Dicotomias” de Hélia Correia.
> Eduardo AlvesUm casal utiliza meios audiovisuais rudimentares para expor oralmente a explicação de quatro versos, no caso dele, e uma mensagem de perigo eminente no caso dela. Ela é assistente na conferência dele. Ele é o marido na narrativa dela.
“circOnferências” nasce assim da releitura dos textos propostos tornando-os uma conversa com o público de um casal de conferencistas possivelmente militantes do alertar de consciências e do provocar da reflexão, “em pelo menos um dos espectadores presentes em cada uma das sessões”, esperam os actores. O espectáculo é o resultado final, não só da criação teatral realizada a partir dos monólogos, mas também da aprendizagem efectuada nos projectos anteriores. Foram exploradas novas relações dos textos e dos actores com o espaço cénico, com a luz e com o público.
O texto da peça ganhou forma a partir de “As Conferências do Sr. Eliot” de Gonçalo M. Tavares e “Dicotomias” de Hélia Correia. A encenação está a cargo de Pompeu José que divide a interpretação com Ilda Teixeira. Este espectáculo com duração aproximada de 70 minutos vai estar em palco, no próximo dia 15 de Maio, às 21.30 horas.
Multimédia