Voltar à Página da edicao n. 485 de 2009-05-05
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 485 de 2009-05-05   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Uma mostra fotográfica dá conta das principais transformações da UBI ao longo dos últimos 23 anos

UBI: passados 20 anos, o que mudou?

A Universidade da Beira Interior assinalou, no passado dia 30 de Abril, mais um aniversário. O “Dia da UBI” ficou marcado pela ausência da já habitual Sessão Solene, que decorrerá no dia da tomada de posse do novo reitor, João Queiroz, eleito recentemente.

> Ana Camboa

Apesar desta alteração, as memórias e emoções não permitiram que o dia passasse ao lado. Em mais um ano de comemoração, muitos são os que recordaram o que ficou para trás, o que mudou.
Há 23 anos foram dados passos importantes na caminho do que é hoje a UBI. Com ela, a cidade da Covilhã mudou igualmente o seu rumo. Outrora uma das principais cidades do País, devido à qualidade dos seus lanifícios, esta terra da indústria da lã acabou por entrar em crise e perdeu a sua aura. Caracterizada pelo seu imobilismo e inércia, a Covilhã tinha sede de vida. Num olhar, a Serra da Estrela bastaria para evocar a Covilhã, tal como o Monte Evereste evoca o Nepal ou o Monte Olimpo evoca a Grécia. Ainda assim, algo faltava para erguer esta “cidade da lã e da neve”.
A cidade transformou-se, e a UBI constituiu-se como a principal responsável pela mudança. Passados 20 anos, novos edifícios, novos projectos, mais espaços verdes e de lazer vieram dar um novo brilho e mais alegria à região. Com a UBI, uma nova dinâmica  acabou com o silêncio imóvel que muitos recordam. A instituição universitária trouxe consigo o desenvolvimento, o investimento público, a inovação e outras pessoas de diversas zonas do País. Mas acima de tudo, formou recursos humanos, pessoas com ideias novas e capacidade de gerarem projectos que têm contribuído para este progresso.

A cidade abriu-se a novas mentalidades, a outros estilos. Nesta data festiva, várias opiniões, uma ideia comum: a universidade é um projecto inovador que tem vindo a travar a desertificação de mais uma região do interior. Com ela, mais atenção para uma terra que outrora não passava de um ponto no panorama geográfico nacional. Que o digam os que passaram toda a sua vida nesta cidade.

 

Antonio Caixinha - Tasquinha

Carlos Raposo - Barbearia

Clotilde Marques - Nova Forma

Luis Ramos - Restaurante O infante

Nomémia Jacinto - Oriental de S. Martinho

Vitor Soares - Professor E. Secundário e ex-aluno da UBI


Uma mostra fotográfica dá conta das principais transformações da UBI ao longo dos últimos 23 anos
Uma mostra fotográfica dá conta das principais transformações da UBI ao longo dos últimos 23 anos


Data de publicação: 2009-05-05 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior