Voltar à Página da edicao n. 485 de 2009-05-05
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 485 de 2009-05-05   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O Edifício das Engenharias acolhe os dois seminários

Electromecânica promove seminários sobre energias

O Departamento de Electromecânica da UBI organiza hoje e amanhã, dois seminários sobre as energias renováveis. As palestras contam com oradores ligados a este sector.

> Eduardo Alves

“Desafios e Oportunidades do Sector Energético em Portugal” é o título do seminário que tem lugar hoje, dia 5 de Maio, pelas 14 horas, na sala 8.01, do Edifício das Engenharias, na UBI. A palestra, promovida pelo Departamento Engenharia Electromecânica da instituição covilhanense tem como orador Francisco Reis, do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa.
Amanhã dia 6 de Maio, também na sala 8.01, às 14 horas é a vez de Rui Pestana, da Rede Eléctrica Nacional, vir falar sobre “A Necessidade Crescente de Gerir a Produção Eólica”.
Palestras que têm como principal objectivo, sensibilizar os futuros profissionais da área para a necessária aposta nacional nas energias renováveis, em especial na eólica. Uma área que pretende diminuir a dependência energética do exterior (importação de combustíveis fósseis) e atingir os objectivos de Kyoto. A produção renovável tem prioridade no acesso às redes e no abastecimento do consumo.
Devido à especificidade da produção eléctrica exigir uma gestão em tempo-real, a quantidade de produção eólica deixou de ser marginal e passou a influenciar de forma significativa o valor da tensão na Muita Alta Tensão (MAT), os desvios de potência na Interligação, a quantidade de reserva a mobilizar no mercado Ibérico devido à incerteza da sua produção e a perda de geração eólica face a incidentes nas redes.
No intuito de permitir o máximo de produção eólica, sem comprometer a segurança de abastecimento do consumo eléctrico, é necessário supervisionar em tempo real, toda a produção eólica na MAT e na AT. Os novos despachos dos promotores interligados com o Gestor do Sistema permitem gerir a potência activa e reactiva desta produção renovável. Questões que serão exploradas pelos dois conferencistas e que vão poder ser debatidas entre estes oradores e a assistência.


O Edifício das Engenharias acolhe os dois seminários
O Edifício das Engenharias acolhe os dois seminários


Data de publicação: 2009-05-05 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior