David Saraiva consegue o primeiro pódio
O piloto beirão arrancou da melhor forma na SuperCopa Seat Leon. David Saraiva, que este fim-de-semana teve a jornada inaugural no circuito espanhol de Valência conseguiu o terceiro lugar do pódio.
> Eduardo AlvesAinda numa fase de adaptação ao carro David Saraiva foi para Valência decidido a obter a melhor classificação possível. Nos treinos de qualificação, o oitavo lugar alcançado entre os 38 pilotos inscritos nesta jornada foi o “possível uma vez que quando eu estava na série de voltas rápidas uma bandeira amarela acabou por não me permitir obter um melhor resultado para a grelha”, adiantou David Saraiva.
Na primeira corrida, Saraiva não conseguiu um bom arranque. Perdeu várias posições e andou no meio do “pelotão”, onde se vivem momentos de apuro “com muitos toques, muitas travagens no limite e onde é necessária muita tranquilidade”, sublinha o piloto que conseguiu recuperar, de novo, a oitava posição até ao final da corrida.
Na segunda corrida, saindo do oitavo lugar da grelha, David Saraiva foi vítima de um toque no arranque que o fez temer o pior. Mesmo com a entrada do safety car em pista, o piloto conseguiu manter-se entre os lugares da frente. Aos poucos, a cautelosa recuperação fez manter as esperanças de um bom resultado. Uma recuperação mais nítida nas últimas voltas “onde me senti mais à vontade e estava a ser o mais rápido permitiu-me chegar à quinta posição”, o que lhe veio permitir sair do segundo lugar da grelha na derradeira corrida.
Na terceira e última corrida, David Saraiva não quis perder a oportunidade de sair da frente da corrida mesmo assim, “foi muito complicado manter esta posição. O arranque não correu bem mas na travagem da primeira curva consegui manter a posição com uma travagem tardia. Na frente seguia Massimiliano Pedala, que foi ganhando vantagem, e a corrida acabou por ser espectacular no confronto que tive com o Marc Carol. Houve várias trocas de posição mas consegui andar quase sempre na segunda posição. Já nas últimas voltas, senti que os pneus não iriam aguentar muito mais e tive que levantar o pé. Perdi um lugar mas esta foi a melhor atitude que tomei garantido que estava o pódio”, sublinhou David Saraiva no final da cerimónia do pódio.
Apesar deste resultado prometedor, o piloto da Vilar Formoso está consciente das dificuldades que o esperam “num campeonato longo com pistas muito técnicas e um conjunto de adversários que também vão procurar evoluir em pista. Mesmo assim, tendo em conta o trabalho que eu e a Garagem 19 estamos a desenvolver, espero que os resultados continuem a surgir mantendo-se o mesmo objectivo traçado no início deste projecto que é andar nos lugares da frente, o mais à frente possível”.
A próxima corrida realiza-se no circuito madrileno de Jarama no fim-de-semana de 6 e 7 de Junho. Entretanto David Saraiva foi convidado pela equipa “No Limite” de Carlos Mingote e vai estar presente na Rampa Internacional da Serra da Estrela já este fim-de-semana de 9 e 10 de Maio ao volante de um BRC.
Multimédia