Desvendar segredos do Marketing
O Núcleo de Alunos de Marketing da UBI promoveu duas palestras destinadas aos alunos desta área, da UBI. Marketing de eventos e de farmacêuticos foram dois temas em análise.
> Eduardo AlvesDurante algumas horas, os alunos da licenciatura em Marketing da Universidade da Beira Interior tiveram a oportunidade de contactar com profissionais da área. Uma “aula” prática que consistiu em dois seminários ministrados por responsáveis deste segmento em diferentes empresas e para distintos ramos de actividade.
Filipa Oliveira, veio ao anfiteatro Padre Videira Pires, no pólo IV da UBI, falar sobre “Marketing de Eventos”. Esta profissional da área, explicou às várias dezenas de alunos que estavam presentes na actividade, como foi organizar alguns dos mais conhecidos eventos de marketing que tiveram lugar em Portugal nos últimos tempos.
Toda a produção que esteve por detrás de iniciativas como o Maior Logótipo Humano do Euro 2004, a Maior e Mais Bela Bandeira do Mundo e a Cerimónia de Declaração Oficial das Novas 7 Maravilhas. Uma comunicação que se centrou na explicação de todos os passos necessários para a criação e desenvolvimento de eventos originais e de grande impacto. “Actividades cada vez mais necessárias para todo o tipo de empresa” acrescenta esta profissional de Marketing.
Outros dos temas abordados foi também o do Marketing Farmacêutico. Vasco Gil, representante de uma empresa produtora de fármacos e pós-graduado em Gestão de Marketing, começou por enunciar as principais características de uma boa política de marketing dentro das empresas desta área, “mas que também se podem alargar a todas as outras”.
Segundo Vasco Gil, “todas as empresas têm uma missão e têm uma visão e têm de passar tudo isso para o exterior”. Essa é, na perspectiva deste profissional, “a finalidade do Marketing”. Para além disso, na intervenção, Vasco Gil lembrou também que uma organização deve ter sempre em linha de conta “as suas finalidades, valores e padrões de conduta”. Uma intervenção onde este profissional não deixou de desmistificar alguns conceitos “menos correctos” do Marketing. Esta área científica “deve ter objectivos ambiciosos, é certo, mas também realistas, concretos e mensuráveis”. Segundo Vasco Gil, apenas desta forma as empresas podem ter uma correcta política de Marketing.
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