Voltar à Página da edicao n. 484 de 2009-04-28
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 484 de 2009-04-28   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O TMG acolhe uma mostra de trabalhos de Cutileiro

Cutileiro expõe no TMG

A Galeria de Arte do Teatro Municipal da Guarda acolhe, até 17 de Maio, uma mostra de trabalhos do conceituado escultor João Cutileiro. Uma mostra que tem por tema “Mitos e Revisitações”.

> Eduardo Alves

O consagrado escultor português João Cutileiro apresenta na Galeria de Arte do Teatro Municipal da Guarda, até ao próximo dia 17 de Maio, a exposição “João Cutileiro: Mitos e Revisitações”. Uma mostra comissariada por Joaquim Oliveira Caetano.
Segundo o comissário da mostra, toda a apresentação de trabalhos parte “da representação de alguns mitos clássicos em Boticelli, Boucher e Ingres. João Cutileiro recriou essas imagens através de uma constante e repetida prática do desenho que, por vezes, saltou do papel para a gravação na pedra, tornando-se mais próxima da matriz escultórica da obra do artista”. Para o responsável por esta mostra, o conjunto de trabalhos que estão na cidade mais alta do País compõem “uma representação do mito, enquanto temática iconográfica, o que é já em si um exercício de reinterpretação, a um tempo da história literária e da sedimentação da matéria visual que sobre essa narração a história da arte vai construindo através das imagens aplicadas. Dessa forma, tal como a observação das imagens é sempre uma revisitação de outras imagens anteriormente vistas, também o mesmo se passa no processo de criação, que nas obras escolhidas para esta exposição assume explicitamente essa revisitação de motivos e de composições”. Hoje como no passado, “a partilha de fontes, em lugar de menorizar o carácter individual da representação, torna-o mais evidente, mais isolado nos meios de expressão que lhe são próprios, o que assume, no caso do desenho, imediato e espontâneo prolongamento do gesto manual, uma “explicitude” fascinante da captação do momento criativo, primevo, com a beleza da nudez da Vénus Nascida de Boticelli, precisamente um dos mitos e uma das imagens aqui glosadas por João Cutileiro”, acrescenta Joaquim Caetano.
A exposição tem entrada livre e pode ser visitada de terça a sexta das 16 às 19 horas e das 20.30 às 23horas; aos sábados das 14 às 19 horas e das 20.30 às 23 horas e aos domingos das 14 às 19 horas.


O TMG acolhe uma mostra de trabalhos de Cutileiro
O TMG acolhe uma mostra de trabalhos de Cutileiro


Data de publicação: 2009-04-28 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior