Astronomia à prova na UBI
Alunos do secundário deslocaram-se até as instalações da UBI, no passado dia 15, para as IV Olimpíadas Nacionais de Astronomia. Estas provas regionais contaram com 10 alunos da escola secundária do Fundão e da escola secundária Campos Melo da Covilhã.
> Ema DomingosIntegradas no Ano Internacional da Astronomia, estas olimpíadas contam com duas eliminatórias, a nível regional e a nível nacional, a decorrer no Centro de Ciência Viva, em Constância.
Cativar jovens para a ciência e tecnologia, nomeadamente para a física e astronomia, é um dos objectivos, já que os “complexos” relativamente às ciências exactas, como a física e a matemática, são muitos, disciplinas que por si só são fundamentais na astronomia ou física.
Os alunos que visitaram a UBI nestas olimpíadas, «vêm com espírito de ganhar experiência e conhecimento, no âmbito de talvez ingressar no ensino superior dentro da área».
Uma prova que contou com o apoio da Sociedade Portuguesa de Astronomia e com a colaboração do coordenador da comissão organizadora das Olimpíadas de Astronomia e docente da UBI, Pedro Nuno Gual.
Multimédia