Festas de Belmonte inauguram novo Centro Interpretativo
Mickael Carreira e a inauguração do novo Centro Interpretativo da vila foram as grandes atracções das festas do concelho de Belmonte.
> Marco MoraisDecorreram de 23 de Abril a 26 de Abril, dia do feriado municipal, e envolveram conferências, animações de rua, exposições e espectáculos musicais. São emblemáticas as festas do concelho de Belmonte, que já trouxeram à região grandes nomes da música portuguesa como Madredeus, Xutos e Pontapés, Pedro Abrunhosa, Rui Veloso, etc. Em 2009, a aposta foi outra e as atenções estiveram voltadas para a inauguração de uma obra que promete ser única em Portugal.
O novo Centro Interpretativo de Belmonte é a obra marcante do mandato de Amândio Melo como presidente da vila de Pedro Álvares Cabral. Totalmente virada para o turismo a intenção de Amândio Melo para com o concelho equipa-o agora com um centro que recria os descobrimentos portugueses. Informático e interactivo, recria a viagem de Pedro Álvares Cabral até Porto Seguro ao mais ínfimo pormenor. Assim, é possível ouvir o cantar de pássaros brasileiros e também assistir à passagem de golfinhos enquanto desfrutamos de uma verdadeira aula de história. Os conteúdos, por serem informáticos, são, também, renováveis, podendo tornar cada visita ao Centro Interpretativo uma experiência nova e única. Instalado no antigo Solar dos Cabrais, o novo Centro Interpretativo, fruto do acordo publicitário da Câmara Municipal de Belmonte com a RTP, prenuncia a chegada de inúmeros visitantes à vila de Cabral.
Os espectáculos musicais são também, por norma, “prato-forte” nas festas do concelho muito por força dos nomes que já cantaram e encantaram na vila. Este ano a “sorte” calhou a Mickael Carreira e a Tom Hamilton. Mickael é já um nome mediático em Portugal, com uma legião de fãs paralela ao sucesso do seu conhecido pai. A abrir o espectáculo de Mickael esteve Tom Hamilton, um britânico que residiu em Belmonte e que criou laços musicais com os belmontenses pela mestria com que domina a guitarra.
Multimédia