Voltar à Página da edicao n. 483 de 2009-04-21
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 483 de 2009-04-21   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
A obra do docente da UBI foi apresentada na Biblioteca Central

Gabriel Magalhães apresenta “Não Tenhas Medo do Escuro”

No passado dia 16 de Abril decorreu na Biblioteca Central da UBI a apresentação do livro “Não Tenhas Medo do Escuro”, da autoria de Gabriel Magalhães, professor de Letras da UBI.

> Ânia Matos

Rita Taborda, escritora, apresentou ao público presente um pouco da obra de Gabriel Magalhães, para que estes tivessem uma ideia do que trata o livro.Esta obra “simula os contrastes da poesia e da linguagem”, refere Rita Taborda quando enumera várias características de “Não Tenhas Medo do Escuro”. O efeito de realismo, a precisão em cada data, a enumeração dos locais nas próprias cidades mencionadas no conteúdo deste romance são “aspectos que revelam uma qualidade de uma estética ficcional implícita e uma qualidade teórica”, cita Rita Taborda. Ao longo da obra é notório o contraste entre a luz e a poesia, ou seja, há contrastes no que diz respeito à luz e ao escuro, ao bem e ao mal, à vida e à morte, entre muitos aspectos. É um romance repleto de mistérios. Para o escritor Gabriel Magalhães, ter recebido o prémio de Revelação da Associação Portuguesa de Escritores, foi “importante porque todos os escritores escrevem sozinhos, escrevem na clandestinidade. Os prémios ou as publicações permitem termos companhia nessa viagem e é muito agradável”.
No que diz respeito à Literatura Nacional, Gabriel Magalhães como professor de Letras garante que “a Literatura Portuguesa é particularmente rica, faltam talvez um pouco mais leitores, temos excelentes escritores, mas a nossa sociedade está um pouco afastada da leitura”. Para melhorar este panorama “seria importante haver uma maior intimidade da sociedade Portuguesa com o livro. E eu penso que nos próximos anos, acontecerá”.
Gabriel Magalhães já escreveu um outro livro que será um romance policial espiritual. Como o próprio autor refere, esta nova obra tem “uma dimensão de vivência artística, e nesse sentido tem uma profundidade que acompanha a superfície própria da intriga de um romance policial”. Este novo livro ainda não tem data para ser lançado.


A obra do docente da UBI foi apresentada na Biblioteca Central
A obra do docente da UBI foi apresentada na Biblioteca Central


Data de publicação: 2009-04-21 00:04:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior