Manuel dos Santos Lima na UBI
Um dos principais intelectuais e escritores angolanos da actualidade vai estar de visita à Universidade da Beira Interior. Manuel dos Santos Lima vai proferir uma palestra já amanhã, no pólo IV da instituição covilhanense.
> Eduardo AlvesManuel dos Santos Lima, intelectual e escritor angolano, vai estar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UBI amanhã, dia 22 de Abril, pelas 15 horas, anfiteatro 7.20, a convite do Núcleo de Estudantes do Curso de Ciência Política e Relações Internacionais (CPRIUBI).
O autor de Kissange (1961), As sementes da liberdade (1965), As lágrimas ao vento (1976) e Os Anões e os mendigos (1984), é um intelectual de referência no mundo lusófono, sendo um dos mais consagrados poetas e escritores angolanos. Natural do Bié (cidade do Cuito), licenciou-se em Direito pela Universidade de Lisboa e doutorou-se em Letras na Universidade de Lausanne (Suiça). Enquanto estudante em Lisboa, foi membro activo da Casa dos Estudantes do Império. Foi oficial do exército português, donde desertou para aderir ao MPLA. Foi fundador e primeiro Comandante em Chefe das Forças Armadas deste movimento, que posteriormente abandonou por discordar da orientação então seguida. Seguiu, desde então, uma brilhante carreira académica que o levou ao Canadá, à França e ao Brasil. Foi até há pouco tempo reitor da Universidade Lusíada de Angola.
O seu último romance “Os Anões e os mendigos” é uma contundente e corajosa crítica à condução da política africana após as independências dos respectivos países. Acaba por estar em sintonia com o distanciamento e o olhar crítico que o autor tem em relação ao percurso político de Angola após à independência.
Multimédia