Primeiros diplomados em Design Industrial
Dentro de poucos meses terminam a sua formação, os primeiros diplomados, integralmente formados pela UBI, em Design Industrial. Os responsáveis da licenciatura e do mestrado nesta área mostram grande confiança no futuro destes profissionais.
> Eduardo AlvesFaltam apenas alguns meses para que os primeiros alunos terminarem a sua formação, quer a nível da licenciatura em Design Industrial, quer a nível do mestrado em Design Industrial Tecnológico, na UBI.
Denis Coelho, coordenador do mestrado em Design Industrial Tecnológico, mostra-se bastante confiante no futuro profissional deste conjunto de técnicos. Isto porque, “o diplomado em Design Industrial Tecnológico é um profissional preparado para lidar com os desafios de inovação que as empresas enfrentam nos mercados competitivos, pela sua incessante busca criativa, alicerçada em fundamentos tecnológicos sólidos”. O docente da UBI acrescenta também que “as competências tecnológicas destes diplomados abrangem os domínios electromecânicos, de materiais e de resistência de materiais”.
De tal modo que os diplomados do Mestrado em Design Industrial Tecnológico da UBI “combinam o perfil de Designer Industrial com a capacidade de modelação sólida computacional avançada, incluindo a simulação de esforços físicos em domínio elástico, e utilizando software de CAD e CAE padrão (Dassault Systémes SolidWorks, Autodesk Inventor) e transitando facilmente para outros sistemas”. Estes diplomados têm também experiência na prototipagem rápida, tanto em processos de arranque de material (fresagem, corte por fio quente), bem como em processos de deposição de material (impressão 3D).
O aprofundado treino nos métodos de estímulo à criatividade, um processo estruturado de desenvolvimento de produto combinando a abordagem humana e estético-sensorial com a abordagem técnica à concepção de sistemas tecnológicos, significam “um profissional hábil que desempenha um conjunto alargado e integrado de funções no desenvolvimento de produtos de consumo e enquadrados nas tendências do momento e nas perspectivadas para o futuro, atendendo a diferenciações de mercado e de natureza cultural”, garante o docente e responsável por esta formação.
Multimédia