Voltar à Página da edicao n. 483 de 2009-04-21
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 483 de 2009-04-21   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Angelite vão estar no TMG a 25 de Abril

Vozes búlgaras no TMG

O Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda recebe, no dia 25 de Abril, o coro Angelite. Este grupo de vozes búlgaro junta-se ao grupo luso Cramol, para cantarem os parabéns pelo quarto aniversário do TMG.

> Eduardo Alves

No dia do seu quarto aniversário, no próximo 25 de Abril, o Teatro Municipal da Guarda propõe uma noite dedicada às vozes femininas. Ao palco do Grande Auditório, às 21.30 horas, sobem as vozes búlgaras do coro Angelite, antecedido, pelo coral português Cramol.
No repertório do Cramol juntam-se polifonias de vários cancioneiros nacionais, vindas das cuidadas escolhas de Giacometti/Lopes-Graça ou de José Alberto Sardinha, mas também de outras fontes mais tradicionais como as canções de trabalho, de embalo, de reza e de festa.
O Angelite é considerado o coro de vozes búlgaras mais importante da actualidade. Para além da qualidade das executantes, quase todas com formação musical superior, é um dos grupos com mais digressões mundiais no seu currículo e com duas nomeações para os Grammy: em 1993, com o disco “From Bulgaria With Love”, e em 1994, com o trabalho “Melody, Rhythm And Harmony”. Do seu curriculum constam colaborações com artistas da chamada música do mundo como os Huun-Huur-Tu ou a Fanfare Ciocarlia (ambos já actuaram no TMG). Com uma colaboração regular com a editora alemã Jaro desde 1987, o grupo Angelite já gravou 11 discos e um DVD, sendo dirigido actualmente pelo maestro Georgy Petkov.
Com origem provável no Médio Oriente, na era pré-cristã, influenciada pelas culturas trácia, otomana e bizantina, esta forma de cantar é praticamente impossível de rotular, quer pela sua especificidade, quer pela sua diversidade. Tradicional, ou clássica? Um dilema que ficou conhecido como “O Mistério das Vozes Búlgaras”. Detentoras de uma tradição milenar, as mulheres de Angelite encantam pelas vozes, pela simplicidade e pela presença cénica.


Angelite vão estar no TMG a 25 de Abril
Angelite vão estar no TMG a 25 de Abril


Data de publicação: 2009-04-21 00:03:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior