A arte de trabalhar o xisto no CHCB
Está patente ao público, no átrio principal do Hospital Pêro da Covilhã, uma exposição de arte decorativa em pedra de xisto, da autoria de João Manuel Aguilar.
> Eduardo AlvesSão cerca de duas dezenas de peças artesanais que saíram das mãos de João Aguilar. O artista, natural da Covilhã, expõe as suas criações exclusivas nesta unidade de saúde do Centro Hospitalar da Cova da Beira, pela primeira vez, mostrando não só a sua utilidade, como também o seu potencial em termos decorativos.
João Manuel Aguilar iniciou-se como artesão há cerca de cinco anos, momento em que ficou desempregado. Com algum tempo livre para gastar, dedicou-se aos trabalhos manuais, chegando mesmo a revestir uma parede de sua casa com pedra de xisto. Contente com o resultado, mas sem qualquer tipo de formação nesta área, foi movido pela sua determinação, sensibilidade e curiosidade, a conhecer as formas e técnicas de trabalhar este material.
À medida que ia descobrindo as potencialidades do mesmo e com as expressões de incentivo que ia recebendo por parte dos apreciadores do seu trabalho, a sua evolução técnica tornou-se notória nas muitas peças que desde então tem criado. Das mãos de João Manuel Aguilar nascem peças únicas, que aliam a arte à pedra de xisto. Na mostra e venda, podem-se encontrar espelhos, caixilhos de várias medidas, molduras, caixas decorativas para velas, bengaleiros, mesas e outros artefactos em que o artesão trabalha as diferentes formas de aplicação de pedra.
Multimédia