A sustentabilidade da pluma
O Departamento do Desporto da UBI está a organizar um workshop dedicado à pesca à pluma. Uma iniciativa que decorre entre os dias 8 e 9 de Maio e está aberta a todos os interessados.
> Eduardo AlvesDescobrir os segredos da pesca à pluma parece ser o principal objectivo do encontro que o Departamento de Ciências do Desporto da UBI está a organizar. Nos próximos dias 8 e 9 de Maio, o Edifício das Engenharias, na instituição covilhanense, e a Ribeira das Cortes, vão ser os cenários deste workshop que conta com diversas palestras e também actividades práticas.
O programa da iniciativa arranca dia 8, pelas 9 horas com um painel sobre “Turismo e Desporto, Baixa Densidade e Interioridades”. Uma intervenção onde vão falar, os docentes da UBI, Pedro Guedes de Carvalho e Domingos Vaz e JA Espírito Santo. Segue-se, pelas 10.30 horas, “A Sustentabilidade e a Liturgia da Pluma Ortodoxa – Iniciação, secularização e responsabilização, Percursos de crescimento – Estudo de casos”. Um tema que será explorado por Diamantino Domingues.
Já às 10.50 horas é a vez de António Magalhães Rodrigues apresentar “Alguns princípios entomológicos e a pesca à pluma – A ocupação profissional perfeita”. A esta conferência segue-se a de Tomás Silva sobre “Os paramentos da pesca à pluma”, que terá início perto das 11.10 horas.
Ainda durante o decorrer do primeiro dia, cerca das 11.30 horas, tempo para a “Apresentação de algumas técnicas de lançamento”, por Diamantino Domingues, António Magalhães Rodrigues e Tomás Silva. O primeiro dia conta ainda com ateliers de montagem de plumas que decorrem entre as 15 e as 17 horas. Neste espaço, os participantes podem ver e ensaiar fazer os mais diversos tipos de plumas.
No segundo dia, 9 Maio, o evento continua na Ribeira das Cortes do Meio. A partir das 9 horas da manhã, os participantes desta iniciativa vão aplicar em cenário real as técnicas de pesca à pluma ortodoxa, ensaiadas no dia anterior. O encontro termina com um almoço tradicional.
> maaguia @ gmail . com em 2009-04-22 16:10:52
Depois da pista de atletismo e do campo de volei de praia (grandes inovações que ficaram nas promessas e na palhaçada) agora vão à pesca.O ridículo não terá limites?
Fica o almoço que é tradicional. Tradicional de onde? Do Mc Donald?
Grande futuro para os alunos. Vão servir de iscos não? Cada um tem o que merece.
Multimédia