Voltar à Página da edicao n. 482 de 2009-04-14
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 482 de 2009-04-14   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
A vende de imóveis desceu cerca de 24 por cento

Venda de imóveis em quebra na Beira Interior

Segundo um estudo da empresa financeira de atribuição de crédito “Cetelem”, o mercado do imobiliário desceu 24 por cento no último ano. Guarda e Castelo Branco foram os distritos onde se registou uma quebra mais acentuada.

> Eduardo Alves

As famílias da Beira Interior apresentam o orçamento médio anual mais baixo do País em artigos de mobiliário. Esta é uma das grandes conclusões apresentadas pelo mais recente estudo de mercado da “Cetelem”. A entidade financeira adianta mesmo que, em 2008, o consumo das famílias no mercado do mobiliário rondou os 777 milhões de euros, registando uma quebra de 24 pontos percentuais face ao ano anterior.
No último ano, a Beira Interior foi a região do País que registou o orçamento anual, dedicado à compra de mobiliário, mais baixo. Com uma despesa anual média de 78 euros nos distritos de Castelo Branco e Guarda, as famílias da Beira Interior estão assim a gastar valores muito inferiores à média nacional, que ronda os 213 euros.
Esta falta de dinamismo “reflecte-se igualmente na evolução negativa do volume de compras”, aponta o estudo. Em 2007 o volume de compras foi de 21 milhões de euros e em 2008 baixou para os 12 milhões de euros.
Mas em termos gerais, “as compras de artigos de mobiliário não são as mais afectadas perante um cenário de aumento ou de diminuição de poder de compra”, referem os autores desta pesquisa. Isto porque, “só cinco por cento dos portugueses, que participaram no estudo, encaram diminuir as suas despesas em artigos de mobiliário e decoração, se o seu poder de compra baixar em 2009”. Estes produtos não são os sacrificados num contexto menos favorável.
A Cetelem apresenta dados de inquéritos realizados em 13 países europeus a mais de dez mil pessoas. O estudo apresenta dados de Portugal, Espanha, França, Bélgica, Alemanha, Reino Unido, República Checa, Eslováquia, Hungria, Itália, Sérvia, Polónia e Rússia. As análises e previsões foram efectuadas em Dezembro de 2008 em colaboração com a sociedade de estudos e de consultadoria BIPE. O estudo foi completado por um desk research e reúne a informação de diversas fontes em cada um dos mercados (INE, GfK, DGT, Nielsen, ANACOM, ACAP, IDP, Banco de Portugal, ASFAC, ALF e ARAC).


A vende de imóveis desceu cerca de 24 por cento
A vende de imóveis desceu cerca de 24 por cento


Data de publicação: 2009-04-14 00:05:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior