Voltar à Página da edicao n. 482 de 2009-04-14
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 482 de 2009-04-14   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Domingos António actua na Guarda

Domingos António em concerto no TMG

O Pequeno Auditório do Teatro Municipal da Guarda vai ser palco de uma actuação de Domingos António. Considerado por muitos como um dos melhores pianistas da “nova geração”, Domingos António actua na Guarda, no próximo dia 18.

> Eduardo Alves

Considerado um dos melhores pianistas da nova geração, Domingos António tem demonstrado, em Portugal e no estrangeiro, “um invulgar virtuosismo ao piano, empolgando as plateias mais exigentes”, dizem os responsáveis do TMG. Por isso mesmo surgiu o convite para o pianista se deslocar à cidade mais alta de Portugal e já no sábado, dia 18, actua no Pequeno Auditório do TMG, às 21.30 horas. Uma performance onde irá interpretar “Variações e fuga sobre um tema de Handel, op. 24” de Brahms, “2 prelúdios, op. 23” de Rachmaninov, “Rapsódia, op. 119 nº 4” e “Intermezzo, op. 117 nº 2”,  de Brahms e “Valsa Mefisto” de Lizt.
Nascido em Pittsburgh, na Pensilvânia (EUA) em 1977, descendente de pai português e mãe italiana, Domingos António iniciou, aos sete anos os seus estudos de piano, frequentando, em simultâneo, um programa para jovens sobredotados, incorporado na Escola Martin Luther King.
Mais tarde, em 1991,viajou para Moscovo, ingressando na Escola Especializada de Música. Em 1996, foi admitido no Conservatório Tchaikovsky, concluindo o curso de piano, cinco anos depois, com a mais alta classificação. Domingos António já actuou em países tão distintos como os Estados Unidos, Rússia ou Ucrânia. Em Portugal, os seus recitais recolheram os maiores elogios da crítica especializada.
O seu disco de estreia intitulado “Quadros de Várias Exposições” foi gravado em dois dias, em Maio de 2005, na EMI Classics, através da EMI Music Portugal nos lendários estúdios londrinos de Abbey Road, palco onde génios como o maestro Von Karajan ou os Beatles gravaram.


Domingos António actua na Guarda
Domingos António actua na Guarda


Data de publicação: 2009-04-14 00:03:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior