Pedro Pombo é o primeiro Provedor do Estudante da UBI
Um antigo aluno da Universidade da Beira Interior foi agora escolhido para ser o primeiro Provedor do Estudante. O nome foi aprovado pelo Conselho Geral da instituição covilhanense e Pedro Pombo deve entrar em funções, dentro em breve.
> Eduardo AlvesFoi um antigo aluno da licenciatura em Sociologia da Universidade da Beira Interior que reuniu o consenso entre os alunos, tendo sido apresentado ao Conselho Geral como candidato a ser o primeiro Provedor do Estudante da instituição covilhanense. O nome de Pedro Pombo foi ontem confirmado pelo Conselho Geral, passo necessário para a nomeação do provedor.
Fernando Jesus, aluno da instituição covilhanense e um dos cinco conselheiros que representam os estudantes no Conselho Geral adianta que o agora eleito provedor “é licenciado em Sociologia pela UBI e está a terminar o doutoramento na Universidade de Salamanca”. Trabalho que conta com a orientação de um docente da instituição covilhanense, “o professor Luís Maia”, sublinha Fernando Jesus. O antigo presidente da AAUBI mostra-se bastante confiante nesta personalidade, até porque, “é a pessoa que pensamos ser a que melhor preenche o perfil que nós procurávamos para alguém ocupar aquele cargo”.
Pedro Manquinho, também conselheiro e representante dos alunos, espera que “tal como os restantes colegas, o Provedor do Estudante não seja mais do que uma ponte entre os alunos e os órgãos de chefia da instituição e que esta seja uma figura que facilite o trabalho destes órgãos”. Sobre as decisões tomadas na passada segunda-feira, 6 de Abril, na reunião do Conselho Geral, o aluno de Engenharia Aeronáutica da UBI espera “que muitas coisas mudem”. Em relação à comunidade estudantil, Manquinho lembra que “neste momento, os alunos da UBI têm problemas nos Serviços Académicos, têm problemas nos SASUBI, têm problemas até em termos de docência, métodos e regras pedagógicas que são utilizadas”. Por tudo isso, este representante mostra-se confiante que com a mudança de gestão da UBI “existam também mudanças a todos os outros níveis e que isso afecte, para melhor, todos os alunos”. Ainda assim, este conselheiro adianta que “os serviços académicos e os serviços de acção social são a face mais visível dos problemas dos alunos, mas não são só esses, existem outros que necessitamos de resolver”. Precisamente neste tipo de questões, a figura do Provedor do Estudante pode ser uma mais valia. Até porque “há questões pontuais, por exemplo, em termos pedagógicos, relativas aos alunos, que podem ser resolvidas através do provedor e que esperemos que o novo reitor e a sua nova equipa estejam sensíveis a isso”.
Também Luís Patrão, aluno e membro do Conselho Geral da UBI se mostra entusiasmado com a eleição desta individualidade. Patrão acrescenta que “esta foi uma figura que surgiu após uma discussão intensa no seio da academia e dos alunos”. Neste caso, os membros representantes dos alunos no Conselho Geral quiseram envolver “todos quantos possível na escolha de uma figura tão importante como é o Provedor do Estudante”. Desta maneira “estiveram envolvidos os núcleos de estudante, a própria direcção da Associação Académica da UBI e os cinco conselheiros eleitos por parte dos alunos, que no fundo representam toda a academia neste órgão”. O nome de Pedro Pombo “foi o que a todos agradou e foi escolhido por todos”, sublinha Patrão. Os estudantes esperam agora que os novos membros eleitos “possam estar já nos próximos actos solenes da Universidade”. Neste caso, “tudo é uma questão de calendário, com o contacto e a nomeação da figura do Provedor, a serem feitos nos próximos dias", diz Pedro Manquinho. O aluno de Aeronáutica explica que este desejo é formulado no sentido dos dois eleitos poderem estar "nas próximas cerimónias de forma a poder-lhes ser dado o reconhecido cariz institucional”.
Multimédia