Mais gente e dinheiro na Semana Académica
A antecipação da festa dos estudantes parece ter sido uma boa aposta por parte da Associação Académica da Universidade da Beira Interior. A Semana Académica que terminou no passado sábado, 28, foi das mais concorridas e remuneradas.
> UrbiDepois de muitas incertezas no que respeita à antecipação da Semana Académica, de Maio para Março, a festa grande dos estudantes acabou por se revelar um sucesso.
Na edição de 2009, para além da data de realização, uma das outras novidades passou pelo regresso da tradicional Serenata, à Capela do Calvário. No ano anterior, o arranque da semana tinha sido dado na zona do Pelourinho, na Covilhã.
Muitos foram os “capas negras” que marcaram presença neste arranque feito ao som do grupo de fados do Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP). Uma performance de relevo do grupo composto por cinco elementos: Ricardo Machado e Miguel Silva, na voz, João Rocha Pinto, na guitarra portuguesa, Ricardo Carneiro e Luis Santos, na viola. A festa seguiu neste primeiro dia no BA, com o espaço a ser pequeno para tanta gente que se espalhou pelo pátio e ruas circundantes à “Casa Azul”.
Na segunda-feira, 23, foi o primeiro dia de festa no pavilhão da ANIL, e a primeira enchente. Numa noite de tunas, os muitos trajados, não só da UBI, como de instituições universitárias da região, pintaram um quadro diferente no local. No palco brilharam as tunas ubianas: já bubi, desertuna, moçoilas, tuna-mus. Dj mike e la mouche fecharam a noite.
Terça-feira, 24, noite de Arraial da Cerveja. Um marco também já histórico da Semana Académica covilhanense. Se o primeiro dia tinha levado muita gente ao pavilhão, na terça-feira “a noite não podia ter corrido melhor”, dizem os responsáveis da AAUBI. As filas para a compra de bilhete estenderam-se para fora do recinto da ANIL de tal modo que os bilhetes gerais acabaram por esgotar num dia em que o pavilhão encheu por completo. Actuação de Tiago Silva, artista da terra que animou os presentes, seguida dos Declínios e a terminar o dj d@s sen@as. A cerveja, essa correu das torneiras até bem tarde, com os bares a encerrarem já passava das 5 horas da manhã.
Na quarta-feira, 25, o palco começou por receber a actuação do vencedor do concurso de bandas, no evento feito antes da Semana Académica. Os Urban Spirit da Guarda abriram o caminho e aqueceram o público para a subida ao palco de Makongo e Sp&Wilson. Com um ritmo misturado entre hip hop e kuduro, não deixaram ninguém indiferente, contagiando o público presente. Petty, ex-Buraka Som Sistema, agora pertencente aos Makongo, marcou bem forte a sua presença com muita dança e uma voz inconfundível. Makongo que foram ainda acompanhados por vários dançarinos, que representaram ao som de uma mistura entre electrónico e kuduro. A terminar a noite, DJ Xinobi, aguentou o muito público presente no pavilhão até bem perto da hora de fecho.
Quinta-feira, 26, Noz abriu o palco que haveria de ser também pisado pelos Linda Martini que assim repetiram a presença na Semana Académica. Depois do sucesso do ano passado, o grupo parece ter conseguido um bom númerod e fans na “cidade neve”, a fazer fé na muita gente que os foi ver. Seguiu-se Vicious 5, que se estrearam na Covilhã e mostraram muito rock. A noite terminou com os Bandidos, um conjunto de três dj’s.
Sexta-Feira, 27, nova enchente, com os bilhetes diários a serem esgotados. Um registo histórico ao qual se junta o facto de também aqui os responsáveis da academia saberem já que os lucros superavam as despesas. Muitos estudantes, mas também muitas pessoas da Covilhã e sobretudo grandes grupos de estudantes do Porto, Coimbra, Guarda, Castelo Branco, Lisboa, marcaram presença na ANIL. Ventos da Líria abriu a noite, mas a grande atracção foram mesmo os Deolinda. Com uma presença em palco muito forte, esta é uma banda para regressar em próximas ocasiões. Seguiu-se Ti Maria e a noite encerrou com a DJ Tânia Pascoal.
A semana terminou no sábado, 28 de Março, com PeixeAvião, que apresentaram o seu mais recente trabalho. O destaque da noite foi, no entanto, para os Perfume, a banda portuense, que tocou os temas que todos conhecem e ainda alguns covers de Rui Veloso e Xutos e Pontapés. Velha Gaiteira marcou o ritmo que se seguiu, com uma gaita de foles, e dois bobos, manteve a animação pela noite fora. O dj Rui Estêvão e o dj noise tribe e gipsytribe encerraram a noite e a Semana Académica 2009.
Depois de muitas incertezas, e dos problemas internos que afectaram a AAUBI, a Semana Académica acabou por revelar-se uma festa à altura dos ubianos. João Rey, presidente da AAUBI, faz um balanço “muito positivo” deste evento e sublinha que a AAUBI conseguiu proporcionar aos alunos da UBI uma boa festa. No que diz respeito à questão financeira, Rey confessa que a academia “ganhou dinheiro de forma directa, uma vez que os lucros superam os gastos, e também de forma indirecta, com alguns patrocinadores a garantirem o seu apoio em futuros eventos”.
Multimédia