Voltar à Página da edicao n. 480 de 2009-03-31
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 480 de 2009-03-31   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O projecto que envolve três países pretende criar mais pontos de ligação entre as universidades e as empresas

UBI “em rede” com as empresas

Promover as relações entre as empresas e as universidades, de forma mais ampla e célere, é um dos objectivos do mais recente projecto onde a UBI está envolvida. Uma iniciativa apoiada pelo programa Interreg.

> Eduardo Alves

Foi aprovado pelo Programa Interreg – SUDOE, o projecto Rede Transregional Universidade-Empresa para a Organização do Mercado da Inovação e do Conhecimento (REDOMIC) no SUDOE. Uma iniciativa que será coordenada pela Fundación Universidade da Coruña, e tem como parceiros a Universidade da Beira Interior, a Associação das Universidades da Região Norte, o Instituto de Soldadura e Qualidade, a Fundación LABEIN do País Vasco, a EUROCEI S.A., Centro Europeo de Empresas e Innovación, S.A., de Sevilha, a SODERCAN S.A., Sociedad para el Desarrollo Regional de Cantabria, S.A., da Cantabria, a Fundación General de la Universidad de Salamanca, o Gobierno de las Islas Baleares e a Association pour l’Environnement et la Sécurité en Aquitaine, França.
Esta iniciativa, que se desenrolará por um período de cerca de 30 meses, “pretende explorar e desenvolver a relação universidade-empresa, a qual se revela muitas vezes difícil e complicada, uma vez que nenhuma das duas se contactam voluntária e espontaneamente, pelo que devem ser impulsionadas por agentes intermédios que operem com ferramentas de organização do mercado”, explica Mário Raposo, que será o representante da UBI nesta empreitada. Estes agentes intermédios são designados como promotores de relações, sendo no projecto, os parceiros anteriormente mencionados.
O consórcio do projecto REDOMIC é constituído por organismos de interface dotados de instrumentos de organização do mercado para operar como rede de carácter transregional, visível e estável. A abordagem do projecto consiste em estabelecer as vias pelas quais a oferta universitária se aproxima da procura empresarial, chegando-se a contar com um mercado organizado de carácter transregional no SUDOE, de modo a que se contribua para a promoção da inovação e para a economia do conhecimento nas regiões participantes.
O objectivo final da rede de instituições que opera no projecto REDOMIC, “é promover a inovação e a economia do conhecimento em regiões do SUDOE por meio da introdução de elementos de organização do mercado entre Universidade e empresa”, sublinha o vice-reitor da instituição covilhanense.
Em termos de tarefas, o consórcio vai proceder à identificação da procura empresarial de serviços tecnológicos e de postos de trabalho para a realização de períodos de estágios, possibilitando que a procura e a oferta entrem em contacto e desenvolvam actividades em conjunto. Pretende-se também “dar a conhecer às empresas a oferta de serviços, projectos, áreas de investigação, recursos humanos e instrumentos de gestão da inovação das Universidades, por uma lado e, por outro, detectar as necessidades sentidas pelas empresas das regiões dos três países envolvidos”.
O REDOMIC tem assim como carácter fundamental “estabelecer nas regiões do SUDOE participantes, a actividade de uma rede estável de instituições que operem em benefício da relação universidade-empresa e que possibilitem a junção das necessidades da indústria com a oferta dos serviços e da investigação das universidades.


O projecto que envolve três países pretende criar mais pontos de ligação entre as universidades e as empresas
O projecto que envolve três países pretende criar mais pontos de ligação entre as universidades e as empresas


Data de publicação: 2009-03-31 00:06:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior