Voltar à Página da edicao n. 479 de 2009-03-24
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 479 de 2009-03-24   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Mário Raposo irá ser um dos coordenadores deste projecto

UBI parceira em projecto na área da cooperação para a inovação

Mário Raposo, vice-reitor da UBI, vai fazer parte da coordenação de um projecto que conta agora com fundos comunitários e tem como finalidade a criação de ligações entre empresas e instituições ibéricas.

> Eduardo Alves

Foi aprovado pelo Programa Interreg – Cooperação Transfronteiriça, o projecto ACTION – Acções de Cooperação Transfronteiriça para a Inovação e Oportunidades de Negócio. Esta iniciativa que conta com um apoio total de 1.528.964,44€ e que se desenrolará por um período de cerca de dois anos é coordenada pelo Conselho Empresarial do Centro/Câmara de Comércio e Indústria (CEC/CCIC) e tem como parceiros a Universidade da Beira Interior, a Associação ParkUrbis Incubação, a ADE-Agencia de Inversiones y Servicios de Castilla y León, a Fundación Parque Cientifico de la Universidad de Salamanca, a Fundación Parque Cientifico Universidad de Valladolid e a Fundación Rei Afonso Henriques de Zamora.
Como um dos coordenadores da acção está Mário Raposo, vice-reitor da UBI e responsável pelo Gabinete de Apoio a Projectos e Investigação (GAAPI). Raposo explica que “esta iniciativa pretende incrementar a cooperação empresarial transfronteiriça entre as empresas dos clusters dos transportes/distribuição/logística e agro-alimentar das Regiões Centro de Portugal e Castela-Leão de Espanha, bem como entre estas e as empresas a montante e jusante da cadeia de valor, como sejam clientes, fornecedores e parceiros”. Por outro lado, é objectivo do projecto “afirmar a competitividade e imagem desses clusters nos territórios de intervenção e incrementar a cooperação institucional entre as Entidades do Sistema Científico e Tecnológico das Regiões Centro de Portugal e Castela-Leão, potenciando a transferência de saberes e tecnologia destas para as empresas dos clusters alvo”.
Durante o período de actividade, as entidades parceiras vão procurar aumentar o patamar de digitalização das empresas dos clusters industriais mencionados, desenvolvendo a cooperação empresarial, a interacção e a integração entre as empresas e os seus parceiros, clientes e fornecedores.
Pretende-se, deste modo, “criar uma rede transfronteiriça de agentes promotores de cooperação, que venha a estimular a ascensão na cadeia de valor de actividades regionais motoras e estratégicas, garantindo a sua vocação exportadora e potenciando a sua aptidão cooperativa e de criação de externalidades e efeitos alavanca nos demais clusters e sectores na sua envolvente, pela introdução de dinâmicas de inovação, incorporação de tecnologia, organização e comercialização”, explica o vice-reitor da instituição covilhanense.


Mário Raposo irá ser um dos coordenadores deste projecto
Mário Raposo irá ser um dos coordenadores deste projecto


Data de publicação: 2009-03-24 00:06:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior