Seminário de Gestão explica Método do Caso
Ricardo Hernandez, da Universidade da Extremadura, veio à Universidade da Beira Interior no passado dia 20 de Março, participar no Seminário de Investigação em Gestão e explicar o Método do Caso.
> Renata SilvaSegundo Hernandez, “casos” podem ser descritos como “situações indefinidas que se apresentam a organizações ou pessoas, obrigando-as a tomar diferentes decisões, e condicionando de maneira determinante a sua existência.”
Quando se fala em Método do Caso fala-se em «oportunidades, dilemas, riscos e técnicas». Um dos campos de aplicação prática do estudo de casos é a formação superior, e os estudos universitários. Segundo Hernandez, aplicar o método do caso aos estudos superiores já vem sendo prática em alguns países, como é o caso da Universidade de Harvard, do HEC (Universidade de Montreal), do INSAD, em França, e do Instituto de Empresas em Espanha.
Uma das principais conclusões a que a aplicação deste método chega é que «a universidade isolada não funciona, é necessário que haja uma interacção entre o mundo do trabalho e as universidades». Esta interacção «facilita o acesso dos jovens às empresas durante o processo de procura de emprego, uma vez que sabem à partida as qualidades que estas pretendem nos seus colaboradores: criatividade, fácil comunicação, ética e facilidade para trabalhar em equipa entre outras».
Em Portugal este tipo de estudos, partindo do Método do Caso, são pouco divulgados porque «no nosso país não existe tradição neste tipo de estudos». Apenas temos, disse o orador, «conhecimento de casos oriundos de outros países como Espanha ou Inglaterra».
Multimédia