Voltar à Página da edicao n. 479 de 2009-03-24
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 479 de 2009-03-24   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O evento teve lugar no Museu de Lanifícios

Nuno Crato participa nas Tardes da Matemática

Um dos mais conhecidos matemáticos da actualidade, em Portugal, esteve na UBI para falar desta ciência exacta e também do modelo de ensino aplicado no nosso País.

> Renata Silva

A Real Fábrica Veiga acolheu as Conferências de Matemática. Este evento, apresentado pelo reitor da Universidade da Beira Interior, e pela professora Eugénia Ferrão, teve como convidado o professor Nuno Crato, que veio à UBI falar sobre o tema “ Como medir o mundo?” fazendo uso da matemática, no âmbito das comemorações do ano internacional da astronomia
Nuno Crato tenta nestas “Tardes da Matemática”, que se vão realizar por todo o país, transmitir a ideia de que a matemática não tem apenas uma utilidade académica, ela existe e está sempre presente no nosso dia-a-dia. Propõe por isso que “usemos a matemática para medir objectos úteis e reais e próximos de nós.”
Ainda sobre a conferência é de realçar a curiosidade de que já os gregos usavam cálculos matemáticos rudimentares para tentar medir as distâncias entre países ou até entre a terra e o sol. E já no século V a.C os gregos haviam descoberto que a terra era redonda. A matemática é assim uma ciência intemporal e de múltiplas utilidades.


O evento teve lugar no Museu de Lanifícios
O evento teve lugar no Museu de Lanifícios


Data de publicação: 2009-03-24 00:03:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior