Nuno Crato participa nas Tardes da Matemática
Um dos mais conhecidos matemáticos da actualidade, em Portugal, esteve na UBI para falar desta ciência exacta e também do modelo de ensino aplicado no nosso País.
> Renata SilvaA Real Fábrica Veiga acolheu as Conferências de Matemática. Este evento, apresentado pelo reitor da Universidade da Beira Interior, e pela professora Eugénia Ferrão, teve como convidado o professor Nuno Crato, que veio à UBI falar sobre o tema “ Como medir o mundo?” fazendo uso da matemática, no âmbito das comemorações do ano internacional da astronomia
Nuno Crato tenta nestas “Tardes da Matemática”, que se vão realizar por todo o país, transmitir a ideia de que a matemática não tem apenas uma utilidade académica, ela existe e está sempre presente no nosso dia-a-dia. Propõe por isso que “usemos a matemática para medir objectos úteis e reais e próximos de nós.”
Ainda sobre a conferência é de realçar a curiosidade de que já os gregos usavam cálculos matemáticos rudimentares para tentar medir as distâncias entre países ou até entre a terra e o sol. E já no século V a.C os gregos haviam descoberto que a terra era redonda. A matemática é assim uma ciência intemporal e de múltiplas utilidades.
Multimédia