O mundo dos números na Covilhã
O quinto Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos decorreu na Universidade da Beira Interior. Milhares de alunos estiveram na Covilhã para participar numa prova onde, pela primeira vez, os alunos também invisuais puderam participar.
> Sara SusanoNeste evento, que teve lugar nos pavilhões desportivos da instituição covilhanense, estiveram presentes 1500 alunos dos Ensinos Básico e Secundário, representantes de 277 escolas portuguesas. Pela primeira vez, alunos com baixa visão e até mesmo cegos puderam participar devido a um projecto da Associação Ludos. Carlota Dias, uma das dinamizadoras da Associação, é uma grande entusiasta do projecto que pretende criar versões dos jogos para pessoas com estas características e por isso juntou-se à quinta edição do campeonato. Esta novidade do campeonato realizado na Covilhã, no passado dia 13 de Março, é motivo de orgulho para todos. José Guilherme, aluno invisual, ficou muito contente por também poder participar no evento e afirma que a Matemática «é um jogo onde apenas é preciso saber as regras e aplicá-las». Jorge Nuno Silva, representante da Associação Ludos, diz que o entusiasmo dos novos participantes do campeonato é contagiante e a sua participação é uma das razões de que a associação mais se orgulha.
O vencedor deste Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos foi Rui Moreira, de Rio Mouro, que “apesar de alguma sabedoria" considera que "o factor sorte é sempre muito importante”. Rui Moreira explicou no final que «a nível matemático, com toda a certeza, participaram no campeonato pequenos grandes génios», tão bons ou melhores que ele.
Com a realização deste evento, a Associação Ludos pretende incentivar o gosto pela Matemática, e na próxima edição que se realizará em 2010, tentará a internacionalização.
Multimédia