Bruno Pais e Vanessa Fernandes voltam a ganhar no Ribatejo
Cinco provas, cinco vitórias para Bruno Pais, vencedor, desde 2001, das provas da Taça de Portugal em que participou. Vanessa Fernandes regressou à competição no II Triatlo do Ribatejo e... ganhou.
> Eduardo AlvesCom mais de trezentos atletas inscritos, a segunda edição do Triatlo do Ribatejo arrancou, no passado domingo, 22, em Alpiarça e terminou em Santarém. O entusiasmo atingiu também o público, em número considerável tanto na Albufeira dos Patudos, onde se disputou a natação, como no Largo do Seminário, em Santarém, onde acompanhou a segunda transição, a corrida e as chegadas.
A festa foi feita pela dupla do Sport Lisboa e Benfica, Bruno Pais (atleta natural do Fundão) e Vanessa Fernandes. O primeiro está a fazer um início de temporada arrebatador, com êxito total nas provas do calendário nacional em que participou, nomeadamente Jamor, Lezírias, Porto Santo, Cadaval e agora Ribatejo. Já a vice-campeã olímpica regressou à competição, após fractura na clavícula, conseguiu o melhor resultado.
Realce ainda para a presença de atletas da selecção russa de triatlo nesta prova, eles que estão em Rio Maior para preparar a participação na Taça da Europa de Triatlo de Quarteira, a 5 de Abril. Os melhores classificados foram Olga Dimitrieva (terceira) e Ivan Kalashnikov (13.º).
Um dos maiores destaques vai sem dúvida para a prova masculina, ganha pelo atleta fundanense, Bruno Pais. Na quinta jornada, João Serrano (SR Camarnal/Seguros Contacto/Ika/Hilzy) foi o primeiro a sair da água na competição masculina. Atrás dele, surgiu no parque de transição um numeroso grupo composto por João Amorim (Alhandra Sporting Clube), João Silva (Halcon-Spiuk-Olímpico de Oeiras), Ivan Kalashnikov, Bruno Pais (Sport Lisboa e Benfica) Vasco Pessoa (C.O. Oeiras), Pedro Mendes (C.N. Cartaxo) e Miguel Fernandes (C.O. Oeiras), entre outros.
No ciclismo, o grupo de Bruno Pais, principal candidato à vitória, instalou-se na frente, mas acabou por ser alcançado pelo grupo perseguidor perto de Santarém. Foi, por isso, um colorido interessante o que “pintou” o parque da segunda transição, com muitos atletas a colocarem as bicicletas em simultâneo.
No final da primeira volta de corrida, Bruno Pais seguia destacado na frente. No seu encalço tinha José João Pereira (Alhandra Sporting Clube), José Estrangeiro (Halcon-Spiuk-Olímpico de Oeiras), João Silva, Ruben Costa (Sporting Clube de Portugal), Miguel Arraiolos, atleta natural de Alpiarça, Duarte Marques (SR Camarnal/Seguros Contacto/Ika/Hilzy) e Vasco Pessoa.
Não houve alterações no comando da prova nas restantes duas voltas e Bruno Pais acabou por vencer a quinta prova da época, mantendo-se vencedor das etapas da Taça de Portugal em que participou desde 2001. O atleta do Sport Lisboa e Benfica cumpriu o II Triatlo do Ribatejo em 58m38s.
Multimédia