Crianças dão vida ao papel
Foi uma das mais concorridas edições dos “Dias da UBI”. A instituição covilhanense abriu as suas portas, mais uma vez, à comunidade e mostrou o que tem de melhor para oferecer.
> Ema DomingosA universidade ganhou vida na última edição dos Dias da UBI, decorrida entre 10 e 12 de Março. Centenas de Crianças e adolescentes das escolas da região deslocaram-se até à instituição numa pequena visita de estudo pelas instalações ubianas.
Um dos percursos definidos, e dos que mais curiosidade despertou, passava pelo Departamento de Ciências e Tecnologias do Papel. Aqui, os mais pequenos aprendem o percurso do papel, desde a sua origem e ciclo de vida, até à reciclagem. A escola básica do Teixoso, cuja visita o Urbi acompanhou, deu o exemplo, despertando os mais pequenos – entre os 9 e 10 anos – para a composição do papel. Todos puderam observar como se faz o papel, desde as mais pequenas partículas à folha composta, passando pela reciclagem.
Através da química, ensinada com um nível de dificuldade especialmente dirigido ao público mais jovem, os mais pequenos puderam seguir todos os passos de quem explicava, e sempre que tinham dúvidas, colocavam questões. Curiosos e com vontade de aprender, todos chegaram e à saída satisfeitos com o que aprenderam.
Multimédia