Voltar à Página da edicao n. 478 de 2009-03-17
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 478 de 2009-03-17   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Um evento que decorreu no Edifício das Engenharias

UBI acolhe V Conferências de Arquitectura

Os alunos e docentes da Universidade da Beira Interior, nomeadamente do pólo de Engenharias, levaram a efeito as V Conferências de Arquitectura. Estas tiveram início no dia dois de Março de 2009 e finalizaram no dia seis do mesmo mês.

> Ânia Matos

Pelas 10horas do dia dois de Março o anfiteatro 8.1 do pólo de Engenharias recebeu os alunos para assistirem e aprenderem mais sobre a arte da arquitectura.
Muitos foram os arquitectos convidados para este evento. Arquitectos como João Afonso, António Oliveira, Rita Ochoa, Guilherme Machado Vaz, Luís Baptista, Lopes da Costa e o Arquitecto Miguel Santiago foram alguns dos presentes para falar sobre as suas obras.
Os arquitectos são convidados para falarem sobre as suas obras já construídas, outros sobre as obras planeadas, e também há o caso da presença de arquitectos teóricos. Como refere Marco Santos, Presidente do NAUBI, o Núcleo de Arquitectura da Universidade da Beira Interior “ os arquitectos apresentam a obra e os alunos vêem as conferências, observam, aprendem, que é para isso que nós achamos que as conferências são. Ao trazermos pessoas de fora, ajudam-nos a ter uma visibilidade muito maior do curso”.
Muitos são os estilos de arquitectura existentes hoje em dia. Cada arquitecto opta por um estilo com que melhor se identifique. O arquitecto Lopes da Costa, presente na V Jornadas de Arquitectura no dia cinco de Março, apresenta um estilo contemporâneo. “Há arquitectos e arquitectos. Uns tendem a fazer uma arquitectura mais tradicional, com aquelas casas todas brancas, socos amarelos e telhado beirado. Depois temos arquitectos mais contemporâneos, digamos assim, como o arquitecto Lopes da Costa. Este tende a fazer coisas fantásticas com grandes espaços. E depois há outros arquitectos que fazem coisas completamente diferentes, e não podem ser consideradas piores ou melhores na arquitectura”, revela Marco Santos.
Neste dia das conferências, o arquitecto Lopes da Costa revelou aos alunos as dificuldades que ele encontrou nas obras apresentadas, aconselhou aos futuros arquitectos que não caíssem na tentação de usar “truques” na área a construir, e também lembrou que convém existir nas casas intercomunicação entre o interior e o exterior.


Um evento que decorreu no Edifício das Engenharias
Um evento que decorreu no Edifício das Engenharias


Data de publicação: 2009-03-17 00:03:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior