Voltar à Página da edicao n. 478 de 2009-03-17
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 478 de 2009-03-17   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
A violência doméstica foi debatida, pelo Bloco de Esquerda, na Covilhã

Violência contra mulheres continua em alta

Quarenta e sete mulheres assassinadas e mais de sessenta tentativas de homicídio são números alarmantes que retratam o crime de violência doméstica em Portugal no ano de 2007.

> Sara Susano

Este tema esteve em debate na Covilhã, em vésperas do Dia Internacional da Mulher, num evento promovido pela secção local do Bloco de Esquerda.
Como convidada contava-se a deputada e militante do Bloco, Helena Pinto, que trouxe para o debate alguns números e estatísticas em relação à violência doméstica, um crime praticado essencialmente contra mulheres, e que ultrapassou as vinte mil denúncias no ano 2007.
Para assinalar o dia 8 de Março como Dia da Mulher analisaram-se as causas e as consequências deste crime, bem como a legislação aprovada na Assembleia da República, por proposta pelo próprio Bloco de Esquerda no ano 2000.
Este é um crime que atinge maioritariamente mulheres, de todas as idades e classes sociais. Alertar e esclarecer para um crime que tem vindo a crescer nos últimos anos foi o mote do encontro, que mencionou ainda temas conexos, e contou com a intervenção do público. Entre os múltiplos assuntos abordados, falou-se também do tráfico e exploração da mulher, da violência  praticada contra idosos, e sobre os recentes e preocupantes dados que dão conta da violência praticada no namoro.
Discutiram-se ainda as propostas que, neste âmbito, o Bloco de Esquerda pretende levar a cabo, como sejam a criação de tribunais e meios próprios no julgamento exclusivo a este tipo de casos.


A violência doméstica foi debatida, pelo Bloco de Esquerda, na Covilhã
A violência doméstica foi debatida, pelo Bloco de Esquerda, na Covilhã


Data de publicação: 2009-03-17 00:03:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior