Voltar à Página da edicao n. 478 de 2009-03-17
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 478 de 2009-03-17   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Os novos campeões de Escolas B

Belmonte festeja nova vitória em Campeonato Distrital

A União Desportiva de Belmonte sagrou-se Campeã Distrital de Escolas B. Depois de uma primeira fase irrepreensível e uma final a duas mãos frente ao Alcains, os miúdos belmontenses puderam festejar o primeiro título da União na categoria.

> Marco Morais

No Campeonato de Escolas B da Associação de Futebol de Castelo Branco participam equipas com crianças até 10 anos. É o campeonato federado onde se podem encontrar os mais novos praticantes do desporto-rei. A príncipio constituem-se duas séries, sendo o critério para a dividir a zona geográfica. Assim, as equipas da zona de Castelo Branco jogam entre si numa primeira fase, tal como as da zona da Covilhã. O vencedor de cada fase encontra-se numa final, disputada a duas mãos, com o intuito de encontrar o aguardado campeão.
Em 2009, foi assim o critério, e ficaram apuradas, com larga distância dos concorrentes, a equipa de Alcains e a equipa de Belmonte. Aguardava-se uma final muito disputada, com a primeira mão a ser realizada em Belmonte, no Campo de Jogos da Casa do Povo. A vitória acabou por sorrir aos belmontenses, num jogo muito aguerrido, com resultado final de 4-2. O Belmonte levou dois golos de vantagem para Alcains mas não cantava vitória antes do tempo pois sabia que a equipa da casa tinha muita qualidade. Os miúdos do Belmonte jogaram em contra-ataque e conseguiram a vitória por 0-2, acabando de vez com as dúvidas e sagrando-se os novos campeões do Distrito a nível de Escolas B.
A festa regressou de novo a Belmonte, onde há já vários anos que não se celebrava um Campeonato Distrital. A nível de formação, é o quinto que a União conquista e tem, para José Robalo treinador dos novos campeões, "o mesmo sabor que os outros." Robalo, considerou também que foi um "campeonato muito competitivo mas que sabíamos que nos ia correr bem devido à qualidade da equipa, que já está comigo há alguns anos. Os miúdos sentem já o futebol com experiência e os bons resultados são, assim, mais fáceis de conseguir." Sobre a final, o técnico campeão dá "os parabéns ao Alcains" lembrando a "ansiedade" do primeiro jogo e um "adversário" com que não contava... o relvado na 2ª mão em Alcains. José Robalo deixa também críticas à Associação de Futebol de Castelo Branco pois "um jogo destas características merecia ser apitado por árbitros federados."
Depois da decisão o futebol não acaba ainda para os miúdos federados no nível B. Há ainda por disputar o Troféu Encerramento, que fecha assim a época para os mais jovens craques do distrito.


Os novos campeões de Escolas B
Os novos campeões de Escolas B


Data de publicação: 2009-03-17 00:03:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior