Ferro na Rota da Lã
Nos dias 21 e 22 de Março, o concelho da Covilhã vai acolher dezenas de cavaleiros e respectivas montadas, oriundos de Espanha. O grupo percorre os antigos trilhos da Rota da Lã – Translana, num passeio denominado “Cavalgando pela Rota da Lã – por terras portuguesas”.
> Eduardo AlvesOrganizada pelas Associações Equestres Deltajo – Espanha, os cerca de cem cavaleiros, oriundos da Estremadura Espanhola, efectuam este ano o último troço de um percurso iniciado há já quatro anos, dirigindo-se à Covilhã desde Idanha-a-Nova, trilhando os milenares caminhos romanos, que serviram os nossos antepassados, nos percursos da transumância e nas rotas peninsulares das lãs.
A Rota da Lã – Translana, tem como objectivos salvaguardar as evidências industriais de teor arqueológico e musealizar esse mesmo património industrial, procurando rentabilizar os recursos humanos e patrimoniais existentes em ambos os lados da fronteira, de modo a mostrar a importância histórica dos lanifícios, procurando, simultaneamente, atrair o maior número de visitantes aos museus participantes; valorizar as vias pecuárias e estabelecer as regiões envolvidas como pontos de referência na rota do turismo cultural do interior da Península Ibérica.
A freguesia do Ferro é também uma das localidades por onde o grupo vai passar. A junta de freguesia local, “desde o primeiro momento aceitou o convite para participar como entidade co-organizadora deste evento, regozijando-se que o mesmo tenha surgido na sequência do trabalho sustentado que esta autarquia tem vindo a desenvolver, no sentido de captar o turismo oriundo de Espanha, através, nomeadamente, da internacionalização das suas feiras temáticas, cujo expoente máximo é a Feira Agrícola – Feira da Cereja”, explica Paulo Tourais, presidente daquele organismo. Uma parceira que vai permitir às dezenas de cavaleiros parar as suas montadas, naquela vila, num parque criado especificamente para o efeito.
Os cavaleiros iniciarão a última etapa desta jornada no parque de feiras da vila, numa etapa que ligará o Ferro à Covilhã, nomeadamente ao Museu dos Lanifícios da Universidade da Beira Interior, onde o presidente da Associação Hípica “La Montosa”, fará a entrega simbólica de um fardo de lã, trazido desde “El Lavadero de Lanas” de Malpartida de Cáceres.
No domingo, 22 de Março, poderão os cavalos ser apreciados quer no Ferro, de onde sairão pelas 10 horas, quer ao longo do percurso que passará pela Ponte Pedrinha, em direcção à Boidobra, subindo depois a Alameda Pêro da Covilhã, desde o Hospital Pêro da Covilhã até ao Museu de Lanifícios da Universidade da Beira Interior.
Multimédia