Nova empresa de transportes já assinou contrato
A Covibus, nome da nova empresa concessionária de transportes colectivos da Covilhã e a autarquia serrana assinaram, no passado dia 27 de Fevereiro o contrato de exploração da rede por um período de dez anos.
> Eduardo AlvesDentro de alguns meses, a rede de transportes colectivos da Covilhã vai passar a ser percorrida por novos autocarros. Depois de uma empresa espanhola ter ganho o concurso internacional para a exploração das ligações na área da Grande Covilhã, promovido pela autarquia local, foi agora assinado o contrato entre as duas entidades.
Covibus é o nome da empresa que o grupo espanhol criou em Portugal e que vai agora gerir a rede dos colectivos da Covilhã. Nos próximos dez anos, esta entidade vai estar responsáveis pelos transportes colectivos na zona da Grande Covilhã.
Segundo a autarquia serrana, um dos parâmetros que mais peso na escolha, foi o da qualidade dos autocarros e da ampliação dos circuitos. O acordo agora firmado entre as duas partes obriga a concessionária a utilizar autocarros novos, alguns mais pequenos para percursos com reduzido número de passageiros e que sejam veículos “amigos do ambiente”. Para já, a edilidade está também a renovar as paragens e restantes equipamentos urbanos.
Na informação à Imprensa, pela edilidade covilhanense, não consta qualquer referência ao futuro da TransCovilhã. Empresa que há longos anos explorava a rede de transportes colectivos. Os trabalhadores da entidade que agora perdeu a concessão já se mostraram receosos pelo seu futuro, realizando, inclusive, alguns encontros com os responsáveis autárquicos.
Multimédia