Covilhã recebe campeonato Red Bull “Paperwings”
A marca de bebida energética Red Bull iniciou a primeira etapa do concurso internacional de aviões de papel na Covilhã, no dia 26 de Fevereiro do presente ano. Essa etapa decorreu num dos pavilhões do pólo desportivo da Universidade da Beira Interior.
> Ânia MatosMuitos foram os alunos ubianos que aderiram ao concurso promovido pela Red Bull, para conseguirem passar à final e também para se divertirem. Para participar o aluno ou docente teria apenas que construir um avião de papel que conseguisse voar. Tendo várias categorias, a competição baseia-se na avaliação de maior distância percorrida, maior tempo de voo e de acrobacias.
Os “pilotos amadores” da UBI, a partir de uma folha de papel, criaram os seus aviões que serviram de base para uma competição animada e uma passagem para a final nacional do concurso da Red Bull “paperwings” que irá decorrer no dia 3 de Abril em Lisboa.
Marlene Gonçalves, aluna do curso de Engenharia Aeronáutica da UBI foi uma das participantes. Revela que “este tipo de iniciativas são boas para a Covilhã, porque não só divulgam a cidade como também a Universidade.”
Durante o concurso muitos foram os aviões lançados pelos participantes, mas apenas três foram os vencedores desta etapa na Covilhã.
Filipe Casimiro, aluno do curso Engenharia Electrónica, conseguiu que o seu avião aguentasse 9,6 segundos a planar. O que lhe deu a vantagem na categoria de Maior tempo de Voo. Para este Ubiano “a engenharia pode-se fazer a brincar”, e foi isso que demonstrou. Tendo o seu avião conseguido voar 9,6 segundos, isso não é impedimento para alcançar o record mundial de 27segundos.
Na Categoria de Maior Distância, o aluno Bruno Teixeira, do curso de Tecnologias e Sistemas de Informação, foi quem conseguiu o melhor resultado, tendo o seu avião de papel percorrido 30 metros e 20 centímetros.
Para finalizar as avaliações, o vencedor da categoria de acrobacias, foi Alexandre Meneses, do curso de Aeronáutica, tendo obtido 30 pontos pela construção do seu avião de papel, pela criatividade e pelo desempenho do modelo durante o voo.
Inicialmente inscreveram-se para esta competição 160 pessoas, mas o número das que apareceram no local foi muito menor. Porém isso não foi impedimento para uma competição com o espírito da Red Bull. “Apesar de menos participantes, correu bem. O conceito que a bebida traduz, a criatividade e o espírito Red Bull estiveram presentes nesta competição”, refere Edgar Nave, responsável pela organização da competição Red Bull Paperwings.
A final mundial do evento efectuado pela Red Bull será na Áustria onde todos os estudantes “pilotos amadores” irão provar quem melhor sabe dar asas ao seu avião. Essa final irá decorrer no mês de Maio de 2009 no Hangar-7,onde estão em exposição diversas peças de grande valor, pertencentes à história da aviação.
Multimédia