UBI revoluciona participação na Shell Eco-marathon
Um veículo totalmente novo vai representar, este ano, a UBI em mais uma prova da Shell Eco-marathon. O concept car desenvolvido por alunos e docentes da instituição covilhanense aposta sobretudo no design e nas inovações tecnológicas.
> Eduardo AlvesA UBI vai estar mais uma vez presente na mítica prova da Shell Eco-marathon. Este ano, a instituição covilhanense está a desenvolver um protótipo que irá competir na categoria dos Urban Concepts com o “URBiAN K9”.
Luís Gardete, aluno de mestrado de Design Industrial assina o esboço deste veículo que está pensado para se tornar um familiar de quatro portas, vanguardista e económico. Ainda no papel, as linhas esguias do veículo da UBI vão ganhar forma e dimensões reais dentro de pouco tempo.
A principal aposta para este ano, por parte da equipa ubiana passa pela inovação. Mostrar novas capacidades e soluções técnicas em quase todos os pontos do veículo parece ser a chave do sucesso deste projecto. “Este ano estamos apostados em concorrer preferencialmente em duas vertentes. Uma em termos de Design, com os alunos da licenciatura em Design Industrial a trabalhar num projecto que apresente algo de inovador com uma nova tecnologia de moldagem e também apostarmos numa outra ideia, em termos de mecânica, com um sistema de travagem regenerativo, onde o carro aproveita a energia produzida com o abrandamento para depois conseguir melhores consumos”, explica Fernando Santos, docente do Departamento de Engenharia Electromecânica e um dos três professores responsáveis pelo projecto que este ano vai defender as cores da UBI na Alemanha.
Para além disso “existe ainda uma terceira novidade, esta também no domínio da mecânica, mas não sei se será possível levar avante em tempo útil, mas que passa por dotar este veículo com um motor a seis tempos, quando os mais usuais funcionam a quatro tempos”, sublinha. Estão então reunidos todos os ingredientes para o carro da UBI se revelar inovador e competitivo.
Com o design a ser um dos pontos de maior vulto na iniciativa, o protótipo covilhanense será constituído pelos mais recentes materiais de modulagem. “O material que vamos utilizar dá ao carro um acabamento superficial bastante melhor do que aquele que é conseguido com o material que tem sido utilizado até agora que tem passado por utilizar resinas epóxidas sobre fibra de carbono”. Agora os responsáveis ubianos vão substituir essas resinas por um novo material “que dá um acabamento mais límpido e brilhante, o que consegue ter um acabamento quase perfeito em termos de pintura”, explica Fernando Santos.
Nesta fase, em que o carro para participar na Eco-marathon 2009, já está desenhado “estamos agora a fazer o modelo para termos o protótipo”. Este protótipo, desenvolvido por três docentes, três alunos de Design Industrial e outros três de Engenharia Mecânica, vai agora começar a fazer crescer a equipa de apoio ao projecto, com a entrada de mais alunos e docentes à medida que este vá ganhando forma. Entre os dias 7 e 9 de Maio, no circuito de Lausitz, situado em Brandenburg, perto de Berlim, na Alemanha, o “URBiAN K9” irá dar as suas provas.
> filiperibeiroz @ gmail . com em 2009-03-09 09:55:13
Força ... espera-vos muito trabalho e noites mal dormidas, na UBI têm-se muito boas ideias, mas pouco apoio de empresas, o que por vezes impossibilita passar as ideias do papel para a realidade!
Multimédia