LusoSofia completa um ano de actividade
A Biblioteca On-Line de Filosofia em Português (LusoSofia) está em actividade há um ano. Ao longo deste tempo foi visitada por cerca de 30 mil leitores.
> Eduardo AlvesÉ um projecto inédito na Internet e tem vindo a ganhar adeptos. A biblioteca que conta com textos em português sobre filosofia é um projecto de três docentes da Faculdade de Artes e Letras da UBI.
Artur Morão, José Rosa e António Fidalgo lançaram a 25 de Fevereiro de 2008 esta ferramenta e passado um ano, por aquela página já passaram cerca de 30 mil cibernautas. Números que integram ainda os mais de 250 mil downloads dos seus textos, com as visitas a terem origem, predominantemente, em Portugal e no Brasil. Os responsáveis lembram que esta é “uma biblioteca jovem, muito jovem ainda, mas os resultados deste primeiro ano são positivos e reforçam o seu ideário”.
Prestar um serviço livre e gracioso à cultura filosófica, no espaço da Lusofonia, reiterando a pertinência pública da racionalidade crítica é a meta maior dos mentores desta ferramenta. Esta biblioteca pretende também ser um “repertório de textos clássicos significativos, sobretudo já no domínio público, vertidos a partir das línguas originais e procedentes de todas as épocas, relativos aos temas fundamentais da reflexão filosófica”. Algo que para os promotores poderá ser visto como “uma espécie de simpósio universal que acolhe diferentes tipos, tendências e estilos de filosofar, onde se descobrirá decerto a marca e o estigma de tempos e mundos diversos, mas também uma espécie de vitória sobre o tempo devido à premência e à perenidade das questões”.
Neste momento, a LusoSofia disponibiliza on-line 168 textos de Filosofia: 58 textos clássicos traduzidos; 21 teses e ensaios, no âmbito da LusoSofia: press; 83 artigos e seis recensões. São no total 9814 páginas: 2656 páginas de textos clássicos; 4934 páginas de teses e ensaios; 2146 páginas de artigos e 78 páginas de recensões. Este sítio, que está edificado sobre as novas tecnologias pretende também ser “uma fonte de ideias que, aparentemente fora das preocupações e do fardo do quotidiano, o iluminam nas suas estrias, nas suas dobras e nos seus meandros”. Os responsáveis pela LusoSofia agradecem também todo o apoio e incentivo que lhe foi manifesto por muitas formas e por muitas pessoas, e convidam “todos os homens e mulheres de boa vontade a associarem-se a este projecto, sobretudo, na tradução de textos já de domínio público; na publicação dos seus próprios textos (teses, artigos, ensaios, etc.), quer originais quer já publicados algures e na recensão de obras”.
Multimédia