Mais de 26 mil no Carnaval da Neve
A edição de 2009, do Carnaval da Neve “excedeu todas as expectativas”. Segundo a organização, mais de 26 mil pessoas participaram nas diversas iniciativas que decorreram ao longo de sete dias.
> Eduardo AlvesO Carnaval da Neve 2009 “excedeu todas as expectativas”, diz José Eduardo Cavaco. O presidente da Banda da Covilhã, e um dos principais organizadores deste evento, sublinha “a forma extraordinária e participativa com que decorreram todas os eventos”. A organização acredita que o sucesso deste evento deve-se “a um programa para todas as idades, diversificado, acessível em termos financeiros, com muita cor, música, diversão e acima de tudo apelando ao espírito e folia carnavalesca”.
O programa que decorreu durante sete dias teve início na quarta-feira dia 18 de Fevereiro e terminou na terça-feira de Carnaval, dia 24 de Fevereiro. No decorrer deste período foram realizadas 19 iniciativas tendo mobilizado cerca de 26 mil pessoas.
Entre o vasto leque de eventos, “gostaríamos de sublinhar, o Carnaval da Escolas, onde participaram mil crianças, o Desfile etno-cultural no Tortosendo onde milhares assistiram ao mesmo, o grande baile de máscaras com centenas de mascarados, a tarde infantil, enterro do Entrudo e a campanha de prevenção da delegação da Covilhã da Cruz Vermelha Portuguesa”, diz Cavaco.
Quanto a números, a organização adianta que estiveram envolvidas na realização deste evento, sete associações (Banda da Covilhã, Desertuna e Clube Nacional de Montanhismo, Leões da Floresta, Grupo Vitória de Santo António, AAUBI e Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Covilhã) num total de 120 pessoas. Na decoração do espaço onde decorreram os bailes, (Silo Auto do Mercado Municipal) foram utilizados 300 metros de tecido, mil balões e mil serpentinas. No Carnaval das Escolas foram distribuídas mil sandes, diplomas, balões, águas e rebuçados. Na entrada do recinto foram distribuídos línguas de sogra, máscaras e colares havaianos. Inscreveram-se 70 participantes (ou grupos) nos concursos de máscaras e participaram dez candidatas à eleição de Miss Carnaval Covilhã 2009.
Como balanço final da edição do Carnaval da Neve – Covilhã 2009, “foi experiência muito positiva, muita participada, permitindo lançar as bases para um projecto futuro quer a nível local, mas também com uma componente nacional”, acrescenta José Eduardo Cavaco.
Multimédia