O Diário de Beatriz é tornado público
A Sala Nobre da Câmara Municipal da Covilhã foi palco do lançamento do livro O Diário da Beatriz, cuja autora é Maria Dinis Mineiro, de 16 anos, natural da Covilhã. O evento realizou-se no dia 19 de Fevereiro e nele estiveram presentes cerca de 150 pessoas.
> Sara SusanoAtravés do Diário de Beatriz, a jovem escritora Maria Dinis Mineiro retrata a rotina de uma adolescente, numa obra que apesar de também ser descrita por uma adolescente, tem presente uma grande maturidade. Eurídice Gomes, representante da Editoral Presença, referiu durante a cerimónia de lançamento do livro, exactamente a maturidade de que a autora é dotada, mencionando o facto de normalmente os livros de adolescentes serem escritos por autores adultos e não propriamente pelos jovens. O livro está inserido na colecção Clube das Amigas e, segundo Eurídice Gomes, trata-se de um diário de adolescentes retratado com muita maturidade, ou seja, é uma visão madura da vida de uma adolescente, escrita por outra adolescente.
Na apresentação do seu livro, Maria Mineiro, estudante do 11º ano do curso de Ciências e Tecnologias na escola da Quinta das Palmeiras, diz ter começado a escrever o livro com apenas 13 anos, acabando por abandonar o projecto que retomou um ano depois.
No livro, a autora fala dos sentimentos que Beatriz tem devido à sua melhor amiga ser a rapariga mais gira da escola. Sentimentos esses que mudam quando Beatriz conhece Rodrigo, que a faz ver tudo de forma diferente. A escritora agradece a todos os que a apoiaram, caso da família, dos amigos, da Câmara Municipal e, muito especialmente, da Editorial Presença. A adolescente terminou a sua apresentação citando Fernando Pessoa dizendo, “O Homem é do tamanho do seu sonho” e lendo um excerto do seu livro.
Sandra Dinis Morais, madrinha da escritora, também elogiou a maturidade de Maria Mineiro. Recordando e citando aos presentes uma história que a afilhada lhe contou com apenas dois anos de idade, na qual Maria já demonstrava a maturidade e espírito prático que a caracterizam.
O vice-presidente da Câmara Municipal da Covilhã, João Esgalhado foi quem encerrou a cerimónia de lançamento do livro, mencionando a importância da leitura na formação de cada um enquanto indivíduos dotados de cultura. “Quem aprender a gostar de ler, tem sempre uma companhia”. João Esgalhado referiu também o orgulho que sente por apresentar um livro escrito por uma adolescente que, para além desse factor de grande importância, é também covilhanense.
No decorrer do evento, procedeu-se à venda do livro e no final, passou-se à sessão de autógrafos, ao convívio e à troca de ideias acerca do conteúdo do livro da jovem escritora natural da Covilhã.
Multimédia