Voltar à Página da edicao n. 475 de 2009-02-24
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 475 de 2009-02-24   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O grupo de investigadores apresentou o seu mais recente estudo na UBI

Sites institucionais em análise

Um grupo de investigadores da Universidade Rey Juan Carlos, de Madrid, apresentou na UBI as principais conclusões de um estudo sobre sites institucionais. Deste trabalho surge agora um modelo de sítio de Internet que reúne as melhores condições de utilização.

> Eduardo Alves

Quatro docentes da Universidade Rey Juan Carlos, de Madrid, estiveram na UBI, a convite do Laboratório de Comunicação e Conteúdos On-line (Labcom). Numa visita que serviu, entre outros assuntos, para entrar em contacto com os diversos projectos desta unidade de investigação da UBI, foi também apresentado um dos mais recentes estudos realizados por este grupo de docentes espanhóis.
Ao longo dos últimos dois anos, um conjunto de sete investigadores, de diferentes áreas, analisou 17 sites dos municípios circundantes à capital espanhola. Localidades que tenham mais de 50 mil habitantes e que disponham de sítio na Internet.
Tudo isto com o objectivo “de encontrar um modelo ideal de site que possa ser aplicado, não só a instituições de natureza estatal, mas a todo o tipo de organismos”, adianta um dos docentes. Nas suas conclusões, “o site ideal será aquele que tenha um conteúdo próximo dos interesses do cidadão, ou seja, que o utilizador encontre ali os temas que realmente lhe interessam e que aqueles temas possam ser alterados pelos utilizadores”.
Este estudo, composto por duas partes, começa por analisar mais a utilidade e o desenho dos sites e também o conteúdo destes. Outra das principais conclusões efectivas a que os investigadores chegaram é a de que “entre todo o conjunto de portais analisados nenhum se coloca num patamar que possa ser considerado um site ideal”. Isto porque, a maioria destes sites, a falando da parte do seu conteúdo, não oferecem a possibilidade de fazer gestões on-line, ou seja, não permitem aos utilizadores, uma efectiva participação na construção do seu conteúdo, nem acabam por dar resposta às necessidades e às informações que estes ali esperam encontrar.
De entre os 17 sítios da Internet, o site da Câmara Municipal de Alcobendas, ainda assim, é aquele que mais se destaca nos diversos parâmetros analisados. O positivo deste site “passa por ter uma boa navegação, um desenho claro, coerente, tem um acesso rápido às suas funções e o utilizador encontra rapidamente a informação que quer”, acrescenta o docente.
No projecto, pioneiro em toda a Península Ibérica, foi analisada, entre outros parâmetros, a importância da cor. Pedro Perez, docente de Desenho e Informação Jornalística, explica que esta opção foi feita “para dar algum tipo de análise concreta entre os diferentes sites e sobre o que deveria constar no modelo final”. Nesta área, os investigadores procuraram analisar o modo como pode interferir uma determinada letra, uma determinada cor sobre a utilização e o desenho do site. “Surpreendentemente, descobrimos que nada é tão efectivo como podíamos pensar. Ou seja, se a cor interfere com certas partes da navegação numa página web, não interfere com os desenhos, com os conteúdos e muitas vezes, com a sua própria legibilidade”, acrescenta.
Nas conclusões do estudo, um apontamento para o facto de “estar a ser dada demasiada importância à cor, em todos os meios”. Uma teoria que Pedro Perez reforça com o facto de “agora se imprimir, cada vez mais, a cores, porque as capacidades técnicas melhoraram muito, mas aqui temos de acrescentar um ponto muito importante que é o facto da cor, na web, ser grátis, e cada um poder utilizá-la da forma que quiser, na quantidade que lhe agradar”. Daí que um dos aspectos presentes neste estudo aponte precisamente para o abuso das cores. O desafio do estudo passou também por analisar os factores que influíam nos conceitos que os grandes teóricos definem: utilização, legibilidade, organização, entre outros.


O grupo de investigadores apresentou o seu mais recente estudo na UBI
O grupo de investigadores apresentou o seu mais recente estudo na UBI


Data de publicação: 2009-02-24 00:03:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior