Voltar à Página da edicao n. 475 de 2009-02-24
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 475 de 2009-02-24   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Nas ruas da vila foram muitos os que assitiram aos desfiles

Corso do Tortosendo com milhares de espectadores

Foram dois dias de desfiles carnavalescos que encheram as ruas do Tortosendo com milhares de pessoas. Escolas primárias e jardins-de-infância mostraram os seus trabalhos na sexta-feira, 20 e no domingo, 22, foi a vez do Externato de Nossa Senhora dos Remédios.

> Eduardo Alves

O bom tempo que se fez sentir ao longo de todo o fim-de-semana ajudou a reunir milhares de pessoas nas ruas do Tortosendo para assistirem à passagem dos corsos carnavalescos levados a cabo pelas diversas instituições de ensino da vila. Na sexta, 20 de Fevereiro, muitos assistiram ao desfile dos infantários, jardins-de-infância e escolas do 1º Ciclo. No domingo, 22 de Fevereiro, foi a vez do Externato de Nossa Senhora dos Remédios.
Este desfile etno-cultural regressou às ruas da vila operária sete anos depois da sua última edição. Uma actividade inserida no programa “Carnaval da Neve”.
Como tema para 2009, os responsáveis desta instituição escolheram os 50 anos de actividade lectiva. Desta forma, mais de 600 figurantes retrataram os principais momentos e figuras do externato, mas também, as suas actuais acções. Os clubes extra-curriculares, como é o caso da jardinagem, dança, música, jornalismo, informática, culinária e outros, serviram também de pretexto para esta iniciativa.
Sob o tema “Recordar o passado – celebrar o presente e sonhar o futuro”, desfilaram ao som de música, onde participaram as Tunas da UBI, “Desertuna” e “Tunamus”, mas também a Banda do Externato, Banda de Vila do Carvalho, Banda de Unhais da Serra, Rancho Folclórico da Boidobra, Grupos de Bombos – Sons da Serra de Unhais, Grupo de Bombos do Barco, Bombos do Carreço - Viana do Castelo, Zés Pereiras e Cabeçudos Unidos da Paródia - Amarante, Velha Gaiteira
Ao todo, 14 carros alegóricos, enfeitados com diversas maquetas e flores de papel, conferiram também, um outro brilho a este desfile que passou pelo Bairro do Cabeço, pela Avenida Viriato, Praça da Liberdade e muitas outras artérias da maior vila do concelho da Covilhã.


Nas ruas da vila foram muitos os que assitiram aos desfiles
Nas ruas da vila foram muitos os que assitiram aos desfiles


Data de publicação: 2009-02-24 00:06:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior