Voltar à Página da edicao n. 474 de 2009-02-17
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 474 de 2009-02-17   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Luis Roldan foi docente da UBI durante dez anos

Roldan, a Física de um professor

Um dos fundadores do Departamento de Física da Universidade da Beira Interior e do actual Centro de Óptica, da instituição covilhanense faleceu. Luís Roldan foi docente da universidade covilhanense entre 1987 e 1997.

> Eduardo Alves

Foi com pesar e tristeza que a comunidade ubiana acolheu a notícia do falecimento de Luís Roldan. Distinto físico espanhol, leccionou na Universidade da Beira Interior durante dez anos, tempo para deixar algumas marcas da sua dinâmica pessoal e profissional.
Sandra Soares, actualmente docente no Departamento de Física da UBI lembra os tempos que trabalhou em parceira “com um docente acima da média, uma pessoa com um conhecimento profundo da sua área e um profissional de distinção”. Sandra Soares recorda ainda “a capacidade de organizar diversas coisas ao mesmo tempo, desde aulas, a centros de investigação e palestras”. A dinâmica do professor Roldan é também referida por alguns dos mais antigos docentes do Departamento de Ciências e Tecnologias Têxteis. Área para a qual veio trabalhar na UBI.
Os dez anos que passou na Universidade da Beira Interior foram suficientes para ainda hoje os seus responsáveis, docentes e funcionários lembrarem o investigador, o docente e o profissional Luís Roldan. Um docente que também nutria pela então “recém-criada” instituição um carinho especial. Antes de se jubilar e terminar o seu período lectivo na universidade covilhanense, Roldan doou todo o seu espólio bibliográfico à Biblioteca da UBI.
Luís Roldan licenciou-se em Ciências Químicas, na Faculdade de Ciências da Universidade de Sevilha, em 1950. Sete anos depois doutorou-se, na mesma instituição espanhola, em Cristalografia Química. Entre 1953 e 1957 foi professor adjunto do Departamento de Física da universidade sevilhana, onde esteve também como investigador físico sénior, entre 1957 e 1961.
Foi precisamente no início da década de 60 que decide aprofundar os seus conhecimentos nos Estados Unidos da América, e entre 1961 e 1968 desempenha funções de cientista sénior na Allied Chemical Corporation. Entre 1968 e 1986 ocupa o cargo de director do Departamento de Física e Microscopia da J.P. Sferas & Co e entre 1986 e 1994 passa a desempenhar funções de director na LGR Micro Research.
É em 1987 que passa a ser docente visitante do Departamento de Engenharia Têxtil da UBI e entre 1988 e 1994, professor adjunto dos Departamentos de Engenharia Têxtil e Química e também desenvolve trabalhos de investigação científica na Universidade Estatal da Carolina do Norte. Entre 1993 e 1994 desempenha funções de professor catedrático convidado da UBI.
De entre as principais funções que também desempenhou na academia covilhanense, destaque para o início do que viria a ser o Centro de Óptica da UBI, idealizado por este professor, projecto que em 1987 tinha a designação de Centro de Microscopia e Difracção e que começou a ser pensado no Departamento de Engenharia Têxtil. Em 1994 acaba mesmo por se tornar o fundador e director do Centro de Óptica da UBI. É também neste ano que assume funções de presidente do Departamento de Física e como promotor da 9ª Conferência de Física e o 4º Encontro Ibérico para o Ensino da Física, actividades que têm lugar na UBI. Um ano mais tarde, integra os cursos do programa Erasmus (Comet-Unefor) de Microscopia, Difracção e Espectroscopia de RX e também de Comunicação Óptica.
Para além de docente, Luís Roldan era também membro da American Chemical Society, da American Cristallographic Association, da American Fiber Society, da New York Academy of Sciences e da Spanish Royal Society of Physics and Chemistry.
Luís Roldan faleceu no passado dia 1 de Fevereiro, na sua residência, no estado americano da Carolina do Sul, onde vivia com a esposa e quatro filhos.
Também no passado dia 15 de Fevereiro, a comunidade ubiana sentiu a partida da senhora dona Maria Isolina Matos Esteves Ventura (Lina), funcionária da UBI desde Dezembro de 1995. Nascida em 27 de Setembro de 1958, no Tortosendo desempenhava funções como Assistente Operacional nos Serviços Técnicos.


Luis Roldan foi docente da UBI durante dez anos
Luis Roldan foi docente da UBI durante dez anos


Data de publicação: 2009-02-17 00:04:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior