Bruno Pais triunfa nas Lezírias
A 13.ª edição do Duatlo BTT das Lezírias – Troféu José Luís Matos contou com duas provas na manhã do passado domingo, 15. Uma pontuável para o Circuito Regional Centro, a outra constituiu a segunda etapa da Taça de Portugal.
> Eduardo AlvesCom um recorde de inscrições (mais de mil nas três provas: duatlo jovem, prova super-sprint e Taça de Portugal), o XIII Duatlo BTT das Lezírias – Troféu José Luís Matos, realizado em Vila Franca de Xira, arrancou no sábado, 14 de Fevereiro com a etapa inaugural do Campeonato Nacional Jovem. Para domingo, 15, estavam reservadas duas provas. O principal acontecimento deste dia foi a disputa da segunda etapa da Taça de Portugal.
Quinhentos e trinta e dois atletas alinharam à partida. Tinham pela frente cinco quilómetros de corrida (uma volta), 23 quilómetros de BTT (uma volta) e 2,5 quilómetros de corrida (uma volta) num percurso criado nas Lezírias. Na frente da prova, logo no início, formou-se um quinteto: João José Pereira (Alhandra Sporting Clube), Bruno Pais (Sport Lisboa e Benfica), Lino Barruncho, João Silva e Miguel Arraiolos (todos do Halcon-Spiuk-Olímpico de Oeiras).
Estes atletas foram os primeiros a entrar no parque de transição, seguindo rapidamente para o segmento de BTT. Atrás, surgiram Ruben Costa (Sporting Clube Portugal), Vasco Pessoa, José Estrangeiro (ambos do Halcon-Spiuk-Olímpico de Oeiras) e Duarte Marques (SR Camarnal-Seguros Contacto -Ika-Hilzy), entre outros.
No BTT, uma avaria mecânica acabou por provocar a desistência de Lino Barruncho, um dos candidatos ao triunfo, enquanto Bruno Pais, Miguel Arraiolos e João Silva conseguiram ganhar alguma vantagem sobre João José Pereira, um dos atletas do Alhandra, o clube organizador do XIII Duatlo das Lezírias.
Na saída para a corrida final, Bruno Pais revelou-se bastante forte e, apesar da resposta imediata do campeão europeu de triatlo de sub-23, João Silva, o atleta do Sport Lisboa e Benfica conservou a liderança até à meta e garantiu o triunfo com o tempo final de 57 minutos e 53 segundos. Foi a segunda vitória do atleta fundanense na presente temporada, após o êxito no III Duatlo do Jamor.
Com sete segundos de diferença para o vencedor, ficou o jovem do Clube Olímpico de Oeiras João Silva, seguido do colega de equipa Miguel Arraiolos. Na quarta posição terminou João José Pereira. Ao garantir o quinto posto, José Estrangeiro fechou a equipa do Olímpico nas contas da Taça de Portugal. Sexto posto para João Amorim, do Alhandra Sporting Clube, que foi seguido por Custódio António e Duarte Marques, ambos do SR Camarnal-Seguros Contacto -Ika-Hilzy, e Rui Dolores, do Amiciclo de Grândola.
Multimédia