Voltar à Página da edicao n. 474 de 2009-02-17
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 474 de 2009-02-17   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O

Voar numa folha de papel

A famosa marca de bebidas energéticas “Red Bull” promove mais uma das suas campanhas publicitárias. Um evento de características singulares, destinado ao público universitário, que vai decorrer na UBI. Os participantes apenas têm de saber fazer voar um avião de papel.

> Eduardo Alves

Colocar toda a imaginação a voar sobre uma folha de papel e ter esperança que a aeronave produzida de um pedaço deste material “ganhe asas” com alguma da energia das latas “Red Bull” vai ser objectivo principal dos participantes no mais recente evento que a marca lança em Portugal.
A UBI é uma das universidades portuguesas que vai acolher, já no próximo dia 26 de Fevereiro, o “Red Bull Paper Wings”. A segunda edição deste concurso, a nível internacional, conta agora com diversas universidades de 85 países, a concorrerem entre si. E para entrar neste desafio basta ser aluno da UBI e “saber dobrar uma folha de papel, tamanho A4, de forma a conseguir fazer um avião”, começa por explicar Edgar Nave. Este aluno de Marketing da UBI é um dos responsáveis pela organização do evento da Covilhã.
No desafio, todos os interessados podem participar em três categorias. A de maior distância de voo, a de maior tempo de voo e uma terceira categoria que é a de mais acrobacias. Nas duas primeiras categorias, “os participantes têm de fazer o seu avião no local da prova recorrendo a uma folha cedida pela organização”. Na última categoria, já se poderá levar um avião construído em casa, “até porque a criatividade também será levada em conta”, explica Edgar Nave. O estudante da UBI que está já a trabalhar na Red Bull Portugal adianta ainda que nesta última categoria, “os participantes podem recorrer a cola, tesouras, agravos e outros materiais para construir a sua aeronave”. O vencedor de cada uma destas categorias vai a uma final nacional, que irá decorrer a 3 de Abril, no Estádio Universitário, em Lisboa. Dia em que será também encontrado o melhor “piloto” português, o qual terá uma passagem directa para a final mundial do evento, que se realiza nos dias 1 e 2 de Maio no Hangar 7 do Aeroporto de Salzburgo, na Áustria.
O Pavilhão Nº1 das Ciências do Desporto vai servir de pista de descolagem das “aeronaves” do "Paper Wings", mas todos os pólos da UBI vão ter “algumas animações que antecedem o evento”. Já durante esta semana, o Edifício das Engenharias acolhe um veículo oficial da “Red Bull” e também “algumas colaboradoras que vão distribuir latas de bebida energética pelos estudantes da UBI e divulgar o evento”. Edgar Nave espera que toda esta vitalidade não seja desperdiçada e por isso mesmo “com o apoio do Departamento de Ciências Aeroespaciais e do Núcleo de Estudantes de Engenharia Aeronáutica, vai ser promovido um workshop de como fazer aviões de papel”.
Para participarem nesta prova, os alunos da UBI devem fazer a sua inscrição através do site oficial do evento. Estes concursos estão destinados apenas à participação do público universitário, “mas todos os interessados podem assistir às provas e participar nas acções de divulgação e entretenimento promovidas pela Red Bull”, refere o aluno da UBI e colaborador da Red Bull.


O
O "Red Bull Paper Wings" tem estreia nacional na UBI


Data de publicação: 2009-02-17 00:01:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior