Voltar à Página da edicao n. 474 de 2009-02-17
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 474 de 2009-02-17   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
O curso de empreendedorismo foi distinguido pela Comissão Europeia

CEBT premiado pelo concurso Prémios Europeus de Iniciativa Empresarial

O Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI) divulgou os vencedores nacionais dos prémios europeus de iniciativa empresarial. Entre eles está o Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica (CEBT) organizado pela UBI.

> Eduardo Alves

Na cerimónia pública realizada na passada quinta-feira, 12 de Fevereiro, no Centro Cultural de Belém, o IAPMEI divulgou os vencedores nacionais dos prémios europeus de iniciativa empresarial. O Curso de Empreendedorismo de Base Tecnológica (CEBT), desenvolvido pela Universidade da Beira Interior, pelo Conselho Empresarial do Centro / Câmara de Comércio e Indústria do Centro e também pelas Universidades de Aveiro e Coimbra, foi distinguido com o segundo lugar na categoria “Promoção do Empreendedorismo” da fase portuguesa dos Prémios Europeus de Iniciativa Empresarial.
Com o intuito de contribuir para a criação de novas empresas de base tecnológica, este curso, que conta já com três edições, assenta numa metodologia própria onde se destaca o desenvolvimento de planos de negócios com base em tecnologias disponibilizadas pelas três instituições de ensino superior, numa lógica de trabalho em equipas multidisciplinares, envolvendo alunos finalistas, de pós-graduação, docentes, investigadores e empresários.
A possibilidade que as equipas têm de contactar com mentores financeiros (business angels e capitais de risco) e com mentores empresariais permite promover a troca de experiências, fundamental para se alcançar o objectivo pretendido que é transformar tecnologias em empresas de base tecnológica.
Ao longo destes últimos três anos o CEBT contribuiu para a formação de 394 formandos, de diversas áreas de actividade - alunos finalistas, alunos de pós-graduação, docentes, investigadores, quadros de empresas e empresários, 58 conceitos de empresas de base tecnológica e cinco projectos candidatos ao Neotec (programa de apoio e financiamento à constituição efectiva de empresas de base tecnológica promovido pela Agência de Inovação).
Das três edições do Curso, resultou a criação de sete empresas de base tecnológica. Foram constituídas duas empresas a partir de ideias apresentadas e trabalhadas no curso (spin-out do CEBT), foram constituídas por formandos após a frequência do curso cinco start-up do CEBT, Paralelamente, estão na fase de prova de conceito e angariação de capital e investidores, sete projectos empresariais (Spin-out) e estão ainda em curso sete processos de licenciamento, ou seja, projectos que se encontram em negociação para serem licenciados a empresas.
Os Prémios Europeus de Iniciativa Empresarial (European Enterprise Awards) são promovidos pela Comissão Europeia e visam distinguir e premiar as iniciativas de destaque que apoiam o empreendedorismo a nível regional.
Importa também referir que já em 2006 a região Centro tinha recebido o galardão na categoria de “Redução da Burocracia através do projecto «Empresa na Hora» o regime especial de constituição de sociedades que torna possível estabelecer empresas em menos de uma hora e com custos muito mais reduzidos, perante um único controlo administrativo.


O curso de empreendedorismo foi distinguido pela Comissão Europeia
O curso de empreendedorismo foi distinguido pela Comissão Europeia


Data de publicação: 2009-02-17 00:02:00
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior