Parlamento dos Jovens com aumento de alunos
A região Centro registou um aumento de 20 por cento no que respeita à participação de alunos do Ensino Secundário, na iniciativa estatal “Parlamento dos Jovens”. Ao todo estiveram envolvidos nesta actividade 34 mil alunos.
> Eduardo AlvesJá são conhecidos os números de participantes na iniciativa da Assembleia da República “Parlamento dos Jovens”. Na região Centro integraram esta iniciativa que está a ser desenvolvida em todas as escolas do território nacional, 34 mil alunos. Estudantes que frequentam os 125 estabelecimentos de ensino onde decorreram alguns dos eventos que integram esta acção.
Segundo o Instituto Português da Juventude (IPJ), uma das entidades que apoia a Assembleia da República na organização deste evento, a adesão ao Parlamento dos Jovens por parte dos alunos do secundário, na região Centro, cresceu em cerca de 20 pontos percentuais.
Depois de uma primeira fase de provas em diversos estabelecimentos de ensino, que passaram pela realização de parlamentos locais e pela eleição de representantes, o distrito de Castelo Branco conseguiu seleccionar um total de 266 alunos, para a fase nacional, que representam 16 escolas.
Este programa, que a Assembleia da República organiza em colaboração com o Instituto Português da Juventude, entre outras entidades, tem por objectivo promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pela participação cívica e pelo debate de temas de actualidade. Este ano o tema seleccionado para a sessão do secundário é: “Participação Cívica dos Jovens”.
Multimédia