Sanatório com interesse municipal
A autarquia serrana decidiu classificar o antigo Sanatório dos Ferroviários como edifício de interesse municipal. Uma medida que se espera vir a ajudar no processo de recuperação do mesmo.
> Eduardo AlvesO plano de recuperação de um dos mais conhecidos edifícios da região está já a ser analisado na Câmara da Covilhã. A proposta elaborada pelo Grupo Pestana, que tem agora intenção de transformar este imóvel em pousada, encontra-se no Departamento de Urbanismo da autarquia serrana. Só após a aprovação deste tipo de documentos é que as obras devem ter início.
O administrador deste grupo que tem investimentos, quer em Portugal, quer no estrangeiro, em declarações ao jornal Diário XXI, mostra-se convicto de que a empreitada possa arrancar “ainda este semestre”. O projecto de recuperação do imóvel prevê a criação de 95 quatros, zonas de lazer, de restauração e todo um conjunto de estruturas ligadas à pousada. Um investimento que pretende fomentar todo o turismo regional e que irá custar perto de 18 milhões de euros.
A classificação agora dada pela autarquia serrana servirá, em certa medida, para acelerar todo o processo de licenciamento. Contudo, João Esgalhado, vice-presidente da edilidade, garante que “todos os procedimentos têm de ser cumpridos, pelo que ainda não existe uma data final para a aprovação do mesmo”. Neste momento, a autarquia solicitou documentação à Turistrela, empresa concessionária de turismo na serra, e “aguardam-se essas informações”.
Vítor Pereira, vereador socialista na autarquia covilhanense e deputado na Assembleia da República, eleito pelo círculo de Castelo Branco, mostra-se também “bastante agradado com esta decisão”. Segundo o vereador “este é um edifício emblemático da nossa cidade, da nossa paisagem, e da Serra da Estrela, pelo que a sua recuperação é a melhor via”. Uma recuperação que, segundo este, vem beneficiar toda a região.
Multimédia