“Fashion comunication” foi o primeiro desfile de moda organizado por Filipe Ramalho no âmbito do núcleo “UBIFashion”, ainda que em criação. Realizado no ano passado, tornou-se um desfile polémico dentro da UBI. Filipe Ramalho defende que o objectivo do desfile era que “cada qual pudesse comunicar aquilo que acha que se pode comunicar com a moda”. Logo aqui se geraram discordâncias.
Realizado no Restaurante Soda, junto à Rotunda do Rato, este desfile foi feito apenas com o apoio do Soda que disponibilizou o espaço, luz e som, e com as costureiras da confecção da universidade, autorizadas pelo director de departamento, que ajudaram os alunos durante as suas horas de trabalho. As restantes despesas foram suportadas por Filipe Ramalho e por alguns alunos que pagavam os materiais das suas colecções. Em parceria com o curso de Cinema, estes trataram das filmagens, edição de imagens e sonoplastia.
“Para além das costureiras e dos rolos de linha”, o Departamento não apoiou Filipe, criticarando o desfile e afirmarando que nada tinha a ver com a universidade. Houve um professor que o ameaçou com um processo, caso o aluno associasse este desfile ao nome da UBI. Nunca estiveram dispostos para o receber e as conversas que existiram entre ambas as partes, segundo Filipe Ramalho, “foram conversas de corredor, e sempre a tentar dissuadir”. Contudo, o desfile realizou-se e foi um sucesso.
A crítica baseou-se no facto de se tratar de um desfile sem qualidade porque os trabalhos não tinham sido vistos pelos professores. No entanto, Filipe Ramalho entende que “os alunos quando saem da universidade não podem vir cá mostrar os trabalhos, têm que ser autodidactas”. O organizador acredita que esta crítica e falta de apoio também se deve ao tema, e ao facto de haver a possibilidade de se abordarem temas tabu.
O aluno de moda, entende que estes projectos são muito importantes para o portefólio dos alunos, uma vez que se se limitarem a ficar com os trabalhos das aulas, ficam com o portefólio muito limitado, deste modo, afirma que “as pessoas que participarem no “Fashion comunication” já têm uma mais uma colecção”.
Com grande parte das despesas pagas do seu próprio bolso, Filipe Ramalho conseguiu realizar o desfile e já tem um segundo como projecto futuro.
Multimédia