Voltar à Página da edicao n. 473 de 2009-02-10
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 473 de 2009-02-10   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  
Sala do Núcleo de Cinema

“Eye I” promove a união do curso de cinema

O Núcleo de Cinema, “Eye I” (ai ai) tem apenas um ano. A criação de uma parceria entre todos os núcleos de Artes e Letras e também com o CineClube da Beira Interior são alguns dos projectos do núcleo de Cinema para este ano lectivo.

> Rita Nunes da Silva

Foi com o objectivo de estabelecer uma unidade e promover a comunicação entre professores e alunos que Jorge Santos, presidente da direcção do núcleo de cinema, fundou o “Eye I” no dia 15 de Janeiro de 2008.

A criação do núcleo, segundo Jorge Santos, está directamente relacionada com a sua vinda para a UBI. Este estudante de Cinema acredita que “o sucesso do percurso de qualquer pessoa, em qualquer área de estudo, está dependente do prazer que essa pessoa obtém ao percorrê-lo”. Por essa razão e por gostar de música e de arte, Jorge Santos candidatou-se à UBI para estudar cinema, e aprofundar os conhecimentos sobre o lugar da música no cinema. Porém o cenário que encontrou não correspondeu às suas expectativas.

O presidente do Núcleo de Cinema explica que veio “com a expectativa de encontrar material de apoio, apontamentos deixados por alunos” e principalmente, esperava “encontrar um grupo coeso de jovens universitários de Cinema com objectivos artísticos comuns”. O cenário que encontrou foi muito "negativista".

Os alunos não tinham grandes expectativas em relação ao curso e encontravam-se em grupos. O ambiente que se vivia na altura, como refere o estudante de cinema, era “uma mistura de revolta, apatia e de força de vontade sem vontade de fazer força”Jorge Santos diz que “não existia núcleo e não havia perspectivas que um se formasse” e por isso estabeleceu o objectivo de deixar na UBI, o que esperava encontrar quando entrou para o curso de cinema o ano passado.

O ano passado, o Núcleo de Cinema realizou iniciativas como mostras de cinema, festas de curso, comentários a filmes e tertúlias.

Para este ano, Jorge Santos diz o núcleo tem vários projectos que ainda não pode revelar, mas adianta que o Núcleo está “a tentar criar uma parceria entre todos os Núcleos da Faculdade de Artes e Letras”, e que já estabeleceu uma parceria entre a direcção do Curso e o CineClube da Beira Interior. O núcleo está “a colaborar com a secção cultural da nova Direcção da AAUBI, e “está também em discussão um protocolo entre o Núcleo de Cinema e o CineClube da Guarda”.O presidente do “Eye I” explica que o “primeiro ano foi para os passarinhos” e que este ano vai ser “mais a sério”. Os membros do núcleo estão ainda a criar um site do Núcleo e do Curso de Cinema na UBI.

O núcleo de Cinema tem sido muito apoiado pelos alunos e professores deste curso, que estão satisfeitos com o trabalho realizado até agora. É o caso de Eliseu Maia, estudante do terceiro ano, que releva o facto de o núcleo realizar “actividades extra curriculares muito interessantes”, entre as quais mostras de filmes e festas para o curso se juntar. Jorge Santos explica que a AAUBI também tem prestado muito apoio ao “Eye I” e em parte “são os responsáveis” para os membros do núcleo ficarem mais um ano. Acrescenta ainda que “todas estas são relações com tendência a melhorar cada vez mais”.


Sala do Núcleo de Cinema
Sala do Núcleo de Cinema


Data de publicação: 2009-02-10 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior