Voltar à Página da edicao n. 473 de 2009-02-10
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 473 de 2009-02-10   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  

História da fundação da Desertuna

> Silvia Pereira

A fundação da Desertuna aconteceu a 20 de Novembro de 2002 por um grupo de sete estudantes. O objectivo era a criação de um projecto sério que dignificasse a Universidade da Beira Interior. 

Ao contrário do que era esperado, o número de pessoas a abraçar a iniciativa rapidamente aumentou, pois a cada novo ensaio apareciam mais gente nova interessada em ajudar. O grande problema com que se depararam foi a falta de conhecimentos musicais da maioria dos jovens elementos, pelo que foi decidido pedir a ajuda de um ensaiador de vozes e de um ensaiador geral. Desta forma, e como a jovem tuna académica não tinha ainda capacidade financeira para suportar os gastos, cada um dos elementos comprou o seu instrumento musical e aprendeu a tocá-lo.

A primeira actuação pública deu-se a 23 de Fevereiro do ano de 2003, em Salamanca. Ainda durante este ano, a convite da tuna Afonsina, a tuna da Universidade da Beira Interior apresentou ao público de Loulé pela primeira vez os temas originais, que foram bastante aplaudidos. Ainda em 2003, Os tunos da Desertuna aventuraram-se na organização do FESTUBI, o festival de tunas da Universidade da Beira Interior

Apadrinhados pela tuna Copituna d’Opidiana, a Desertuna foi elevada a Associação Cultural, exactamente três anos após a sua fundação.


Data de publicação: 2009-02-10 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior