UBIGEST busca trabalho de melhorias
Há quatro anos, o núcleo do curso de Gestão aposta em um trabalho de continuidade. A cada eleição, altera-se somente alguns componentes do grupo e preservam a estrutura organizacional. Na actual direcção do UBIGEST, renovaram o grupo, mas mantiveram propostas de conferências e festas.
> Flávia Paravidino (Universidade Federal de Juiz de Fora - Brasil)"Nossa proposta é a continuidade", afirmou a actual presidente do Núcleo de Gestão da UBI, UBIGEST, Mariana Isabel Peixoto Lopes. Há quatro anos, o núcleo mantem a mesma estrutura oraganizacional, variando os membros ao longo do tempo e incrementando propostas. No final de dezembro do ano passado, a lista "G" foi a eleita para o núcleo.
Segundo o antigo vice-presidente do UBIGEST e actual tesoureiro, Tiago Costa, a grande mudança da anterior para actual direcção está na mentalidade. Tal mudança deve-se ao facto de que a lista "G" é composta, em sua maior parte, por alunos do segundo ano de Gestão. "Isto revela que as pessoas novas que entram para a UBI e para o curso de Gestão estão interessadas em promover o seu curso ao máximo", completou o estudante.
Mariana Lopes é aluna do segundoo ano e participa pela primeira vez do núcleo. Ela acredita ser possível dar continuidade ao trabalho dos anos anteriores, mesmo com uma equipa diferente. Na nova composição apenas 4 alunos são do terceiro ano. Tiago é um deles. Como tesoureiro, ele coloca que o núcleo anterior fechou com o caixa positivo, entretanto, se faz necessário o apoio da UBI através das Faculdades, bem como da Associação Acadêmica para que a UBIGEST possa ter um bom funcionamento financeiro. Uma das principais fontes de renda do núcleo são as festas.
Na última direcção do núcleo, além de eventos recreativos e actividades de recepção ao caloiro, foram realizadas, também, conferências e visitas à empresas. O antigo vice-presidente, Tiago, ainda acrescentou que buscaram promover maior proximidade com os docentes no diálogo para a resolução de queixas. Para o estudante do curso de Gestão, Samuel Valente, o objectivo de um núcleo é estabelecer uma relação entre alunos e professores. Entretanto, acredita que esta não seja uma preocupação do UBIGEST.
Para este semestre, Mariana conta que a proposta é manter a Semana de Gestão que aconteceu no ano passado, além de promover debates com estudiosos em Gestão, sobre a actual crise económica. Para não perder a ideia de continuidade, segundo a presidente, a promoção de festas é uma proposta também a ser mantida.
Multimédia