Erasmus se despedem
Os estudantes do programa Erasmus promovem um jantar para se despedirem. A integração e troca cultural foi um ponto destacado pelos intercambistas que depois de um semestre na UBI, voltam para o seus países de origem.
> Antonio Celestino (Universidade Federal de Juiz de Fora - Brasil)No último sábado, os estudantes do programa Erasmus se reuniram em jantar de despedida. Para muitos polacos, espanhóis, romenos, eslovenos, alemã, franceses e brasileiros, o período de estadia na Covilhã se encerra neste semestre. Nos próximos dias, a maior parte dos 92 alunos de Erasmus presentes na UBI neste momento, retorna às suas universidades e países de origem.
No jantar, o restaurante da cidade escolhido foi decorado com as bandeiras dos países dos estudantes presentes, além da bandeira da União Europeia. A comemoração marcou não só a despedida dos intercambistas, como também o aniversário de alguns deles.
A residência universitária Pedro Álvares Cabral foi a moradia da maior parte destes estudantes. A convivência e as trocas culturais se deram não só na UBI, como também nos espaços da residência. Foi necessário um esforço diário de comunicação e aprendizagem de novas línguas. Enquanto uns aprimoraram o inglês, outros se dedicaram a língua portuguesa. O polaco, Rafal Piotrowski procurou estudar português com os brasileiros. Em contrapartida ensinava-lhes inglês.
O mesmo aconteceu com os estudantes de outras nacionalidades que ao interagirem ensinavam um pouco de sua cultura ao mesmo tempo que aprendiam a dos demais. Para o polaco, Bartosz Olszewski, o mais importante desta estadia em Portugal foi poder conhecer pessoas de diversas partes do mundo.
A integração com os Erasmus aconteceu na universidade, nos corredores e cozinha da residência e nas festas temáticas. Os polacos promoveram festas típicas da Polónia, como a comemoração de Sant Andrew`s, em que todos podiam prever seu futuro através da cera de velas derretidas. Já os espanhóis optaram por uma festa com músicas tradicionais de seu país e para as mulheres, flores vermelhas postas nos cabelos. "Não vou me esquecer desta atmosfera", definiu o polaco Mateusz Dunaz. Para alguns intercambistas, a convivência com outros estudantes Erasmus serviu de estímulo para escolha do próximo país de estadia. É o caso do francês, Benoit Bellot, que pretende ir ao Brasil no próximo ano.
Segundo o Gabinete do Programa de Relações Internacionais, no próximo semestre chegarão mais 31 novos estudantes de Erasmus. Em sentido contrário seguiram 123 estudantes da UBI que neste momento se encontram espalhados por várias universidades europeias.
Multimédia