CHCB mostra artesanato
A entrada principal do Centro Hospitalar da Cova da Beira (CHCB) é palco para uma mostra de peças artesanais produzidas por João Mouco. A mostra vai estar patente ao público até 2 de Fevereiro.
> Eduardo AlvesO Centro Hospitalar Cova da Beira apresenta uma mostra de peças artesanais de João Mouco que estará patente ao público até ao próximo dia 2 de Fevereiro, no átrio principal do Hospital Pêro da Covilhã.
João Mouco nasceu na Covilhã, em 1950, onde trabalhou durante 43 anos como tecelão na indústria dos lanifícios. Este autodidacta, desde cedo, nutriu uma paixão pelo artesanato proveniente do talento que lhe é inato. Como operário de lanifícios sempre teve muita sensibilidade e acuidade táctil, característica essa que com o tempo tem vindo a aperfeiçoar.
Bicicletas, motociclos, aviões, hidroaviões, navios e veleiros (onde se destaca a réplica fiel e cuidadosamente elaborada do Titanic), figuras sacras/profanas e restauração de objectos, são algumas das peças da sua produção artística que podem ser encontradas na exposição.
Na realização dos trabalhos, João Mouco utiliza diferentes materiais que imprimem riqueza e diversidade às suas obras, os quais: madeira, cartolina, arame, cobre, tubos de mangueira, bem como outros acessórios, que originam as recriações de objectos admirados pelo olhar atento e imaginativo do autor.
Multimédia