Voltar à Página da edicao n. 470 de 2009-01-20
Jornal Online da UBI, da Covilhã, da Região e do Resto
Director: João Canavilhas Director-adjunto: Anabela Gradim
      Edição: 470 de 2009-01-20   Estatuto Editorial   Equipa   O Urbi Errou   Contacto   Arquivo  

Novos núcleos aprovados em AGA

Noite agitada na reunião de alunos não impediu novos núcleos de serem aprovados.

> Inês Pinto Leite

Na passada quinta-feira foi noite de Assembleia Geral de Alunos (AGA). Da ordem-de-trabalhos fazia parte a aprovação do núcleo UBIFashion e do núcleo cultural EncantaTuna. Dirigida por Rui Travassos,  presidente da mesa, a AGA começou por volta das 21 horas com a leitura dos estatutos de cada núcleo e respectivas apreciações e votações de aprovação.
O Núcleo UBIFashion, dos alunos de Design de Moda, foi o primeiro a ser debatido na AGA. Após a apresentação dos estatutos propostos para o novo núcleo, as cerca das 90 pessoas presentes na sala votaram favoravelmente a criação do UBI Fashion. O presidente do novo núcleo, Filipe Ramalho, mostrava-se satisfeito com a decisão final. “É muito bom representar os alunos de Moda, sobretudo quando se tem o apoio de todos”, referiu. De acordo com Filipe Ramalho, um dos maiores objectivos deste núcleo é “criar um desfile de moda de fim de ano”.
Com a sala mais composta prosseguiu-se com a leitura de mais uns estatutos, desta vez  os do projecto EncantaTuna, e a discussão instalou-se na na sala. As intervenções sucediam-se, com muitos pedidos de esclarecimentos, sobretudo vindos de membros da Tuna feminina da UBI, Moçoilas, que levantaram várias questões relacionadas com a qualidade da redacção dos estatutos. A discussão prolongou-se durante quatro horas e a mesa da assembleia foi bastante importante para manter a calma dentro da sala. Passado algumas fases de voto, o EncantaTuna foi finalmente aprovado como núcleo. A passagem a tuna fica agora dependente de uma decisão a tomar na próxima reunião do Fórum Veteranum.
Sara Diogo, membro do núcleo e uma das formadoras do projecto EncantaTuna salienta que o objectivo deste núcleo cultural é “representar dentro e fora da academia” a tuna que querem formar, como desejam brevemente. Liliana Monteiro, ex-moçoila e formadora da nova tuna, confessa que está muito feliz. “Nós já estávamos à espera disto. Mas conseguimos”, diz Liliana.
O presidente da AAUBI, João Rey, mostrava algum desconforto com o que aconteceu na AGA, mas garante que “a discussão foi útil. O facto de haver diferentes opiniões é muito útil”, acrescenta. Já Marisa Rodrigues, aluna da UBI, saiu da reunião desapontada confessando que “mais parecia que estavam a lavar roupa suja. Para a próxima devem deixar os assuntos pessoais do lado de fora da sala”, acrescenta.
A pedido de um membro das Moçoilas, a Mesa da AGA impediu a captação de imagens ou sons da Assembleia.

> urbi @ ubi . pt em 2009-01-24 20:13:11

1. A notícia não faz qualquer referência, directa ou indirecta, a nenhuma pessoa em particular e, ainda que assim fosse, o conteúdo não afectaria a sua "reputação ou bom nome", pois apenas se escreve que “As intervenções (...) levantaram várias questões relacionadas com a qualidade da redacção dos estatutos”. Não se justifica, por isso, a invocação do direito de resposta. Ainda assim optámos por publicar o comentário.

2. Na versão dos estatutos disponível na página da AAUBI, o ponto 5 (e não o 6) do artigo 32º refere que “A Mesa da AGA poderá recorrer à gravação da AGA em formato áudio, para uso exclusivo da redacção das respectivas actas ou para defesa em sede de processo disciplinar.” Ora, em nenhum momento é referido que “SÓ a Mesa da AGA poderá recorrer à gravação em formato áudio”. Por norma, a gravação é permitida neste tipo de reuniões, excepto indicações em contrário.

3. Várias pessoas confirmaram que pertencia à TFAAUBI – As Moçoilas. Se assim não é, pedimos desculpa pelo lapso.



> faustaparracho @ gmail . com em 2009-01-23 11:36:12
Exa. Sra. Inês Pinto Leite, Venho por este meio invocar o meu direito de Resposta e de Defesa de Honra, uma vez que no presente artigo são efectuadas referências a algumas atitudes por mim tomadas na última AGA. Informo desde já que não pertenço à TFAAUBI – As Moçoilas e, que todas as interpelações para pedido de esclarecimento estatutárias foram requeridas pela minha pessoa. Lamento ainda que não tenha cumprido com o seu dever de imparcialidade conforme lhe é ensinado na Licenciatura, este pequeno grande reparo deve-se ao facto de não ter sido interpolada por V. Exa e, tenham sido invocadas acções por mim realizadas em AGA. É, ainda, de realçar que como aluna e futura jornalista não se informe acerca das regras pelas quais uma AGA se rege, assim saberia que não pode tirar qualquer tipo de registo para sua posterior publicação sem a aprovação, por parte da assembleia. Informo ainda que segundo o art. 32 alínea 5 dos estatutos da AAUBI, só a Mesa da AGA poderá recorrer à gravação da AGA em formato áudio, para uso exclusivo da redacção das respectivas actas ou defesa em sede de processo disciplinar. Fausta Parracho

> alexiabarros666 @ hotmail . com em 2009-02-06 09:50:25
Todos os elementos das Moçoilas uma vez pelo menos foram vistas em cima do palco, tirando os elementos mais recentes. Portanto deixo uma questão no ar:Se a Fausta é das Moçoilas porque é que nunca ninguem a viu em cima do placo?Nem na Covilha,nem fora da Covilha? Entendo que a resposta a esta pergunta esclarece muita coisa! Porque como diria alguem, as palavras valem o que valem, algumas não valem nada! Uma pessoa que assista aos ensaio nao é necessariamente de uma tuna, se não vou ser obrigada a pensar que alguns elementos que assistem aos ensaios do futuro nucleo EncantaTuna pertencem a este!Será que já a voluntarios a trocar a Desertuna pela EncantaTuna? Estamos numa época em que só podemos falar das coisas com a certeza destas.Além que um bom jornalista certifica-se da veracidade das suas fontes e não no disse que disse!

> rgarcia100 @ gmail . com em 2009-01-27 11:02:32
Devo informar que nenhum dos núcleos esta aprovado, está em fase de apreciação uma moção\requerimento sobre essa AGA, mais esclareço que qualquer decisão da mesa pode ainda ser questionada. Por esta razão ainda nenhum núcleo esta aprovado ou estará até este assunto estar esclarecido. Não vale a pena entrar pelo caminho que se "podem cometer ilegalidades até chegar à legalidade" citei.


Data de publicação: 2009-01-20 00:00:01
Voltar à Página principal

2006 © Labcom - Laboratório de comunicação e conteúdos online, UBI - Universidade da Beira Interior